sábado, 2 de outubro de 2010

II Congresso Brasileiro de Fisioterapia Intensiva

II Congresso Brasileiro de Fisioterapia Intensiva

Ao ser convidado a participar do II congresso de fisioterapia intensivo, extendo o convite a todos os especializandos da Sobrati/Manaus.

Vamos marcar presença e mostrar a nossa força!!!!!!

conto com vocês.

Att,

Daniel Xavier

II CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA INTENSIVA - SOBRATI E I SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA INTENSIVA - ABRAFI

DATA : 06 DE NOVEMBRO DE 2010

DAS 8 AS 18 HORAS .

INFORMAÇÕES :(21)22542711 begin_of_the_skype_highlighting (21)22542711 end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting (21)22542711 end_of_the_skype_highlighting

congressorjabrafi@yahoo.com.br

LOCAL DO EVENTO:COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES

RUA VISCONDE SILVA , 52 BOTAFOGO , RJ

Peço que confirmem a vinda , para incluirmos os senhores na programação e ainda divulguem para seus amigos.

Desde já agradeço

Um grande abraço intensivista

Rogério Ultra

www.fisioterapiaintensiva.com.br

Fisioterapia Intensiva: A nova especialidade

Fisioterapia Intensiva: A nova especialidade.


Especializandos em fisioterapia intensiva da sobrati/Manaus em aula teórico-prática

Nas últimas décadas as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) têm se tornado uma concentração não somente de pacientes críticos, e de tecnologia avançada, mas também de uma equipe multiprofissional experiente com competências específicas. Sendo assim, a atuação do fisioterapeuta com o paciente crítico teve seu inicio no mundo na década de 50, onde o seu foco era a assistência ventilatória não invasiva e durante vários anos, a abordagem do fisioterapeuta em uma unidade de terapia intensiva era limitada a uma intervenção respiratória e que muitas vezes não solicitava a presença 24 horas desse profissional.

No Brasil a fisioterapia intensiva foi iniciada pelo médico intensivista Dr. Douglas Ferrari, presidente-fundador da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (Sobrati). ( Projeto Aprovado na Resolução 043 de 17 de abril de 2002 na 98a Plenária realizada nos dias 03 e 04 de abril de 2002, através do primeiro Projeto Nacional com a denominação e estrutura pedagógica da Fisioterapia Intensiva, autor Ferrari D., Instituição Santa Cruz, então coordenador técnico da UTI na época).

A importância do fisioterapeuta intensivista é reconhecida na Portaria do MS (MINISTÉRIO DA SAÚDE), a qual prevê sua obrigatoriedade em regime exclusivo de 12 horas nas UTIs. Porém, para oferecer aos pacientes uma assistência com qualidade e interferir para o bom prognostico e qualidade pós-internação, o fisioterapeuta precisa adquirir um conhecimento teórico e pratico, portanto a formação específica em Fisioterapia Intensiva é fundamental.

Então, em 2001, o COFFITO reconheceu os primeiros cursos de Fisioterapia Intensiva, com atuação exclusiva em Unidades de terapia intensiva e semi-intensiva. Sendo de caráter obrigatório que todos profissionais sejam submetidos à aprovação do SAFI e recomenda-se o ACLS Advanced Cardiologic Life Support para ser portador do título de especialista em Fisioterapia Intensiva.

O curso de especialização em Fisioterapia Intensiva é ministrado pela SOBRATI há quase 11 anos e a partir de suas regionais espalhadas por todo o Brasil, formam especialistas habilitados e cuja competência é reconhecida nacionalmente e internacionalmente. Na região Norte, contamos hoje com a regional da Sobrati em Manaus sob diretoria regional do Fisioterapeuta Daniel Xavier onde a partir da chancela da SOBRATI-Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva e do COFFITO- Conselho federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Portaria 043 de 17 de Abril de 2002) além da Portaria nº 908/98 do Conselho Nacional de Educação, garantem a confiabilidade e credenciais necessárias para a formação de especialistas em fisioterapia intensiva na região norte do país.


Especializandos em atendimento nos Hospitais conveniados (FCECON,FMTAM,Platão Araújo e 28 de Agosto)

Hoje, o conceito de fisioterapeuta intensivista se tornou uma realidade profissional, em que estes se tornaram capazes de abranger toda a plenitude da necessidade de um paciente, que não se resume apenas no foco do ventilador mecânico, e sim na visão mais completa do paciente crítico, que exige uma maior complexidade nos processos diagnósticos, terapêuticos e também preventivos.

O profissional atua de maneira complexa no amplo gerenciamento do funcionamento do sistema respiratório e de todas as atividades correlacionadas com a otimização e manutenção da função ventilatória, motora intensiva, neurológica, metabólica e cardiovascular, com atuação específica na Parada Cárdiorrespiratória, transporte intra-hospitalar e atendimento emergencial - pronto socorro. Cabe a ele também, análise dos exames complementares, interação medicamentosa, humanização, atuação na equipe multidisciplinar, atuação na analgesia, e é sua função elaborar o prontuário fisioterapêutico com os diagnósticos e tratamentos funcionais e finalização de alta.

Assim, o fisioterapeuta intensivista oferece uma melhora significativa de indicadores de qualidade assistencial, tais como: morbidade, mortalidade e taxa de permanência, representando ganhos funcionais importantes e otimizando a relação custo-benefício da assistência.

Especializanda: Nayara Sakai
Revisado e editado por: Daniel Xavier

www.sobratimanaus.blogspot.com
www.sobratimanaus.com

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fisioterapia Intensiva em Manaus

Fisioterapia Intensiva em Manaus


O uso do Bag squeezing na unidade de terapia intensiva do Hospital Platão de Araújo.

A equipe de especializandos em fisioterapia intensiva de responsabilidade da SOBRATI/MANAUS tendo por coordenador e diretor regional, o Fisioterapeuta Dr.Daniel Xavier, é formada por 20 profissionais sob a preceptoria do Prof. Marcos Vinícius.

A técnica de Bag-squeezing consiste da associação de três técnicas: hiperinsuflação pulmonar manual associada à vibrocompressão torácica na fase expiratória seguida de aspiração traqueal. Para a realização desta técnica é necessária a presença de dois profissionais da saúde, sendo que o fisioterapeuta é responsável pela aspiração traqueal e vibrocompressão e o outro profissional responsável somente pela hiperinsuflação pulmonar manual.

A hiperinsuflação pulmonar manual é feita lenta com uma pausa inspiratória entre 1 a 2 segundos e liberação repentina do ambu, o que gera um alto fluxo expiratório. Durante as fases expiratórias é realizado vibrocompressão torácica de forma constante e lenta, proporcionando também o aumento do fluxo expiratório e mobilização de secreções das vias aéreas inferiores para vias aéreas superiores. Sendo realizado após a aspiração traqueal. Geralmente para cada aspiração traqueal é realizado 5-6 procedimentos de hipersuflação pulmonar manual associado a vibrocompressão.

No hospital Platão a equipe de especializandos em Fisioterapia Intensiva SOBRATI/MANAUS, tem visto resultados satisfatórios quanto ao emprego da técnica de bag-squeezing, pois a mesma colabora para a higiene brônquica do paciente, gerarando o estímulo da tosse, mobilização e remoção da secreção e sucessivamente reduzindo o risco de hipoxemia.

Alinhar ao centroProfessor Marcus Vinícius e a autora da resenha Esp. Débora Mendonça

www.sobratimanaus.com

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Especializaçao em Fisioterapia Intensiva/Manaus

Especialização em Fisioterapia Intensiva Manaus






Durante a abordagem inicial da Fisioterapia Intensiva, um dos aspectos mais relevantes são a montagem do ventilador mecânico e os ajustes de parâmetros iniciais da ventilação Mecânica, verificar se o circuito de ventilação esta funcionando adequadamente, se o ventilador está ajustado corretamente, segundo a prescrição do medico ou protocolo, e se o sistema paciente-ventilador está interagindo adequadamente. Além disso, checar:

- A conexão entre o circuito de ventilação e o paciente, o circuito de ventilação, o umidificador e a válvula de expiração.

- Todas as conexões ao longo do circuito de ventilação. Se houver qualquer conexão frouxa, ajuda-la para impedir o escape.

A interação paciente-ventilador é efetuada através da comparação de itens específicos e verificação do ajuste dos alarmes. O escape de gás do circuito e em torno do tubo endotraqueal deve ser indicado por um volume expirado significativamente menor do que o volume definido, da ventilação minuto menor e da incapacidade de manter uma pressão de sustentação da insuflação estável. Um fluxo inspiratório inadequadamente baixo deve acarretar um tempo inspiratório excessivo e uma relação I: E com um menor tempo expiratório.

A Ventilação mecânica é uma pratica relativamente comum e bem desenvolvida que é utilizada por duas razoes básicas. (1) suporte de curto prazo durante um evento agudo, potencialmente letal e do qual se espera que o paciente se recupere e (2) suporte prolongado da fadiga ou paralisia dos músculos respiratórios. O inicio e o ajuste do suporte ventilatório requer profissionais experientes que possuam conhecimentos aprofundados sobre os aspectos clínicos da ventilação mecânica e da terapia intensiva.

Ao selecionar os ajustes do ventilador pela primeira vez, o objetivo principal é a melhoria e a estabilização da oxigenação e da ventilação. Isso é feito através da seleção da modalidade de ventilação, da FiO2, da ventilação minuto e do nível da PEEP. Após selecionar esses ajustes primários, estabelecer o nível de disparo (sensibilidade do ventilador), o fluxo ou tempo inspiratórios, os alarmes e a umidificação. Após a estabilização inicial, reajustar as regulações de acordo com a avaliação dos objetivos e dos achados clínicos.

O tratamento bem sucedido de pacientes com insuficiência respiratória envolve uma abordagem sistemática para iniciar e modificar o suporte ventilatório. No inicio do suporte deve ser realizada uma avaliação inicial do paciente e do sistema de ventilação para se assegurar que os ajustes iniciais são seguros e bem tolerados

Saber montar um circuito Ventilatório é tão importante quanto estabelecer os parâmetros iniciais para o paciente, pois ambos influenciarão diretamente no tratamento e na sua recuperação.

Especializando: Jackson dos Santos Pacheco
Editado por: Daniel Xavier

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus