sábado, 18 de setembro de 2010

Fisioterapia intensiva em Manaus

Especialização em fisioterapia Intensiva em Manaus

Sempre vislumbrando a melhor formação de nossos especializandos, de forma que sejam formados especialistas em fisioterapia intensiva habilitados e preparados para o mercado de trabalho em Manaus, dispomos de inúmeros instrumentos que viabilizam o processo ensino-aprendizado.




Nessa especialidade específica da fisioterapia, onde o grau de responsabilidade técnico-profissional suplanta às antigas responsabilidades e complexidades do especialista em pneumo-funcional, é imperioso que haja um treinamento sistemático de condições pertinentes ao dia-a-dia da realidade vivenciada dentro da Unidade de Tratamento Intensiva.

A nossa especialização de caráter profissionalizante, provê todos os requisitos para a formação integral deste novo profissional. Por se tratar de uma especialização voltada à fisioterapia intensiva, contamos com uma carga horária que suplanta 1.000 horas/aula, onde o caratér prático, que ultrapassa 480 horas/aula, nos garante a completa formação desses especializandos.

Semanalmente em nossos estágios práticos, os especializandos vivenciam as diversas situações em uma UTI, de forma que estejam sempre preparados para uma atuação rápida, efetiva e eficaz.

Após um treinamento próprio com manequins e dentro da UTI, nossos especializandos já nas primeiras semanas do curso de especialização em fisioterapia intensiva estão habilitados à prática rotineira da avaliação e monitorização do paciente crítico beira-leito.

Nas semanas subsequentes, foram treinados sobre a montagem do ventilador mecânico e ajustes iniciais para a recepção do paciente criticamente enfermo e culminando nesta semana com o processo de Intubação orotraqueal, onde lembramos que é um ato privativo do médico, enfatizando a participação do fisioterapeuta neste processo tão particular da UTI.





Acreditamos que somente desta forma, formaremos profissionais gabaritados e de alto nível para a prática clinica da fisioterapia intensiva.

Para saber mais: www.sobratimanaus.blogspot.com
www.sobrati.com

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fisioterapia Intensiva em Manaus

Especializandos em fisioterapia intensiva SOBRATI/MANAUS realizam atendimento no H.P.S. Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo.


Professor Daniel Xavier, Preceptor Marcus Vinícius e especializandos do Platão Araújo



O Hospital Platão de Araújo é considerado um dos hospitais mais novos da cidade de Manaus. No dia trinta de setembro estará completando seis meses de atividade, contando com uma UTI moderna e equipamentos de última geração.

A equipe de especializandos em fisioterapia intensiva de responsabilidade da SOBRATI/MANAUS tendo por coordenador e diretor regional, o Fisioterapeuta Dr.Daniel Xavier, é formada por 20 profissionais sob a preceptoria do Prof. Marcos Vinícius, intercalando-se em subgrupos durante os sete dias da semana, os quais desenvolvem suas atividades profissionais no Hospital Platão de Araújo com intuito de agregar valores e conhecimentos sobre a Fisioterapia intensiva em pacientes críticos, fazendo o manuseio do ventilador mecânico e aplicando técnicas de fisioterapia intensiva a fim de proporcionar a otimização do processo de reabilitação nos pacientes criticamente enfermos.

Atuando ainda sobre os efeitos deletérios da síndrome do imobilismo como: a rigidez articular, o surgimento de úlceras de decúbito e a diminuição abrupta do trofismo e da força muscular, a fisioterapia intensiva contribui sobremaneira para o processo de reabilitação integral do paciente com o quadro grave, favorecendo a redução da taxa de mortalidade, taxa de infecção e o tempo de permanência do mesmo na unidade de terapia intensiva - UTI.

Autora: Especializada Débora Mendonça

Editado e revisado por Daniel Xavier

domingo, 12 de setembro de 2010

Sala de aula virtual -SOBRATI/MANAUS


Inovando sempre, o curso de especialização em fisioterapia intensiva da Sobrati/Manaus, disponibilizou para seus especializandos a sala de aula virtual baseada no conceito A.V.A-Ambiente virtual de aprendizado.

Neste ambiente interativo, está disponibilizado informações de interesse ao curso, provas on-line, material didático disponibilizado pelos professores, tutores e preceptores, calendário de distribuição de atividades e grupos , cronograma de provas, apresentação de trabalhos, postagem de comentários, chat entre outros.

Uma outra ferramenta é a possibilidade da realização de cursos de interesse específico como Suporte básico de vida, ventilação mecânica, fisiologia e fisiopatologia pulmonar, tudo em um ambiente virtual, onde o complemento destas atividades como a carga prática será realizada em um dos nossos hospitais conveniados.

Para ter acesso ao ambiente virtual da especialização em fisioterapia intensiva da sobrati/manaus, basta acessar a página www.sobratimanaus.com e clicar em sala virtual; os especializandos terão livre acesso à pagina e aos conteúdos.

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus