sábado, 14 de março de 2009

Um teste pode salvar pacientes em coma

       Recentemente, foi publicado na revista exame uma entrevista interessante com Bekinshtein, biólogo argentino phd em neurociência, que embora experimental, abre uma relevante possibilidade na deteção de consciência em pacientes inconscientes(coma).
       Afirma o autor que através de testes sistemáticos e simples é possível detectar respostas encefálicas nesse grupo de pacientes.
       A partir de estímulos com vários padrões sonoros, observaram desvios no eletroencefalograma condizentes com a atividade neural inscipiente.
       Para os profissionais que lidam com pacientes neste estado, principalmente em unidades intensivas, vale a pena aguardar mais estudos e ensaios clínicos desta monta, já que dispomos atualmente de avaliações pouco específicas e sensíveis, como a escala/exane de glasgow que cada vez mais tem se mostrado incapaz de uma real avaliação do estado de consciência destes pacientes.

Neural signature of the concious processing of auditory regularities,PNAS,2009

sexta-feira, 13 de março de 2009

Docência...


Com a certeza de mais uma vez ter cumprido a missão de colaborar com o processo de formação de futuros fisioterapeutas especialistas, agradeço a Deus pela nobre responsabilidade e aos alunos pela paciência e compreensão.

Para ter acesso as aulas de imaginologia para fisioterapeutas, assine o blog e envie e-mail

Fisioterapia no câncer de mama

A Fisioterapia no Câncer de mama.

O conceito de reabilitação esta relacionado diretamente à qualidade de vida. Considerando-se a alta incidência do câncer de mama, a grande possibilidade de uma longa sobrevida e a desestruturação que o diagnóstico e tratamento do câncer de mama acarretam na vida da mulher, tem ocorrido uma maior demanda para se investir na qualidade de vida da paciente. Portanto qualquer procedimento cirúrgico seja curativo ou paliativo, está associado ao risco inerente de complicações, que serão os alvos do processo de reabilitação (prevenção e/ou recuperação). A restauração completa da função deveria sempre ser o objetivo da reabilitação. Caso não for possível, a manutenção da capacidade funcional em sua extensão máxima permanece como objetivo. Os esforços da equipe de reabilitação muitas vezes podem retornar o paciente com câncer a uma vida ativa e produtiva. Estes objetivos da reabilitação devem ser adaptados a cada paciente e, se necessário, alterados de acordo com as mudanças das necessidades do paciente.

Artigo na íntegra!!

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus