quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mensuração de pressão intra-cuff

Mensuração de pressão intra-cuff

Mensuração da pressão intra-cuff

Autor: Helena Nogueira Barbosa

Introdução

Comumente encontra-se em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), enfermaria de emergência clínica, pronto-socorro e sala de recuperação anestésica pacientes sob ventilação mecânica com o objetivo de manter a ventilação pulmonar adequada através de uma prótese traqueal artificial, sendo as mais comuns as endotraqueais e as cânulas de traqueostomia. Estes tipos de próteses possuem na sua parte distal como característica um balonete, também chamado de “cuff”(4,7,8). Que por definição é um manguito preenchido por ar localizado ao redor da traqueostomia ou tubo orotraqueal que se encaixa “molda” a forma da traquéia(15).

Anatomia da Traquéia

A traquéia é um tubo de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais e a parte inferior da junção dos brônquios principais é ocupada por uma saliência ântero-posterior que recebe o nome de carina e serve para acentuar a separação dos 2 brônquios. A traquéia se situa medianamente e anterior ao esôfago, e apenas na sua terminação, desvia-se ligeiramente para a direita. O arcabouço da traquéia é constituído aproximadamente por 20 anéis cartilaginosos incompletos para trás, que são denominados de cartilagens traqueais e internamente é forrada por mucosa, onde abundam glândulas, e o epitélio ciliado, facilitando a expulsão de mucosidades e corpos estranhos(10).

Mecanismo de Insuflação e Desinsuflação

O mecanismo de insuflação atua de forma a vedar o espaço entre a parede da traquéia e a prótese ventilatória, onde primeiramente o cuff é insuflado através da entrada de ar da linha de insuflação/desinsuflação e pelo balonete-piloto que se encontra na extremidade oposta. Já o mecanismo da desinsuflação atua de forma contrária aumentando o espaço entre a traquéia e a prótese ventilatória através do mecanismo citado anteriormente(15). (Fig.: 3)

Alterações Pressóricas do Cuff e Acomodação Traqueal

A pressão do cuff é transmitida de forma direta para mucosa traqueal e para evitar lesões na mucosa é necessário observar o grau de pressão transmitido do cuff para a parede da traquéia. Estima-se que a pressão de perfusão sanguínea local situa-se entre 25-35 mmHg ou entre 20-30 medida em cmH2O. Estes valores são considerados seguros para evitar lesões. Quando hiperinsuflado pode ocasionar o edema celular, perda de cílios e descamação do epitélio (fig.: 4.1). Quando a pressão do cuff é insuficiente, sendo incapaz de vedar a via aérea, aumenta-se o risco de broncoaspiração de secreções, podendo levar as infecções pulmonares. (Fig.: 4.2). Portanto, a maneira de evitar ou minimizar futuras lesões é a insuflação do cuff com pressão mínima, suficiente para vedar a traquéia e não permitir o escape de ar durante a ventilação, sem ultrapassar os 25 cmH2O, valor limite da perfusão da mucosa traqueal (2,3,5,6).

Funções

· Ocluir as VA de forma que os gases não escapem durante uma insuflação realizada pelo ventilador mecânico;

· Evitar broncoaspirações;

· Evitar que o TOT ou a TQT lesione as cordas vocais;

· Evitar lesões traqueais como estenose e traqueomalacia;

· Manter o fluxo sanguíneo adequado e

· Permitir a perfusão capilar, evitando com isso isquemia e conseqüentemente necrose tecidual

Mensuração de Pressão do Cuff

Para obtenção da pressão do cuff, se utiliza o aparelho específico denominado Cuffômetro que obtêm as pressões do balonete externo como medida indireta da pressão do cuff interno sendo um medidor de pressão que oferece um método simples, seguro e rápido para a medição e calibração da pressão do cuff. Podendo ser realizado rotineiramente sem comprometer a terapia do paciente. É integrado por um monitor de pressão indicando a faixa ideal da pressão do cuff, uma bomba de calibração com botão de alívio de pressão, com um manômetro analógico e um inflador para medição da pressão do cuff com variação de escala de 0 a 120 cmH2O com indicação de códigos de cores para pressão ideal(11,16).

Procedimento

Acopla-se o cufômetro no balonete externo contido na cânula traqueal visualizando o valor pressórico no manômetro do aparelho, registrando assim o valor obtido. (fig.: 6), caso não esteja nos valores indicados preciona-se o inflador ou atenua a pressão atraves do botão de alívio.

Recomendação

A pressão do cuff deve ser avaliada a cada 12 horas (12).

A pressão do cuff (ou balonete) do tubo traqueal deve ser monitorada diariamente e deve ser mantida entre 20 e 34 cmH2O (15 e 25 mmHg).

Grau de recomendação: D (1).

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus