quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fisioterapia Intensiva em Manaus

Fisioterapia Intensiva em Manaus


O uso do Bag squeezing na unidade de terapia intensiva do Hospital Platão de Araújo.

A equipe de especializandos em fisioterapia intensiva de responsabilidade da SOBRATI/MANAUS tendo por coordenador e diretor regional, o Fisioterapeuta Dr.Daniel Xavier, é formada por 20 profissionais sob a preceptoria do Prof. Marcos Vinícius.

A técnica de Bag-squeezing consiste da associação de três técnicas: hiperinsuflação pulmonar manual associada à vibrocompressão torácica na fase expiratória seguida de aspiração traqueal. Para a realização desta técnica é necessária a presença de dois profissionais da saúde, sendo que o fisioterapeuta é responsável pela aspiração traqueal e vibrocompressão e o outro profissional responsável somente pela hiperinsuflação pulmonar manual.

A hiperinsuflação pulmonar manual é feita lenta com uma pausa inspiratória entre 1 a 2 segundos e liberação repentina do ambu, o que gera um alto fluxo expiratório. Durante as fases expiratórias é realizado vibrocompressão torácica de forma constante e lenta, proporcionando também o aumento do fluxo expiratório e mobilização de secreções das vias aéreas inferiores para vias aéreas superiores. Sendo realizado após a aspiração traqueal. Geralmente para cada aspiração traqueal é realizado 5-6 procedimentos de hipersuflação pulmonar manual associado a vibrocompressão.

No hospital Platão a equipe de especializandos em Fisioterapia Intensiva SOBRATI/MANAUS, tem visto resultados satisfatórios quanto ao emprego da técnica de bag-squeezing, pois a mesma colabora para a higiene brônquica do paciente, gerarando o estímulo da tosse, mobilização e remoção da secreção e sucessivamente reduzindo o risco de hipoxemia.

Alinhar ao centroProfessor Marcus Vinícius e a autora da resenha Esp. Débora Mendonça

www.sobratimanaus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus