segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Governo do Estado qualifica profissionais de UTIs da rede estadual de saúde

Governo do Estado qualifica profissionais de UTIs da rede estadual de saúde




O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e em parceria do Ministério da Saúde, trouxe para Manaus uma equipe de especialistas do Hospital do Coração de São Paulo (Hcor) para aplicar o Programa de Aprimoramento da Qualidade Assistencial em UTI, denominado de Projeto Quality, a 430 profissionais da rede pública estadual de saúde.
Os treinamentos do projeto, que visam padronizar procedimentos e o atendimento com qualidade superior em todas as unidades de saúde do país, se encerram neste sábado (15) para os profissionais de cinco unidades do Estado: Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Fundação Hospital Adriano Jorge, Maternidade Ana Braga e Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio. A iniciativa segue orientação do governador Omar Aziz de melhorar a qualidade do atendimento na rede de alta complexidade do Estado.
Iniciado no último dia 5 de outubro, o treinamento em Manaus envolveu aulas práticas com o ensino de técnicas atualizadas no cuidado de pacientes em estado grave, segundo destacou o médico de Terapia Intensiva e coordenador do projeto, Alexandre de Biasi. “A ideia é atualizar os profissionais do Amazonas quanto a novos procedimentos que devem ser aplicados dentro das UTIs”, disse Biasi.
De acordo com o médico, os novos procedimentos foram atualizados em 2010 e estão sendo padronizados em todo o país. “Desde 2005 quando um paciente chegava ao hospital com uma parada cardiorrespiratória, o procedimento inicial adotado era a abertura das vias aéreas. Agora, comprovadamente, a compressão toráxica (também conhecida como massagem respiratória) é muito mais eficaz e representa toda diferença entre a vida e a morte do paciente”, apontou o especialista.
A capacitação em Manaus atende médicos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem de unidades de saúde do Estado, que também tiveram a oportunidade de trocar experiências com os sete especialistas do Projeto Quality que ministram o curso em Manaus. Com o projeto, que alcança não só o médico mas todos os profissionais que acompanham os pacientes, a expectativa é que os novos procedimentos reduzam o número de óbitos dentro das UTIs. Para o médico intensivista e coordenador da UTI do Hospital 28 de Agosto, Nelson Barbosa, a capacitação permite que cada profissional de saúde esteja ainda mais preparado para atender situações graves e de emergência.

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus