quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Fisioterapia oncológica para a graduação


Prefácio


A vida humana é um bem precioso de valor inestimável. A saúde, um meio que permite que esta seja desenvolvida em sua total plenitude. Indissociáveis, juntas carregam uma idéia real de possibilidades e realizações.


O câncer é devastador! Não só para a pessoa objeto como para seus familiares. O sentido de plenitude imediatamente é perdido e os sonhos de realizações abandonados.


O paradigma câncer-morte, ainda incrustado em nossa prática médica atual, aos poucos vem sendo abandonado. Os avanços técnico-científicos de nossa era, por ora, jogam em nosso favor e garantem ao paciente oncológico uma esperança, mesmo que tênue, da tão almejada cura.
Neste contexto, a fisioterapia oncológica ganha espaço na medida em que garante a qualidade de vida e a dignidade ao portador da enfermidade oncológica.


A labuta por vezes é ingrata, mas os resultados sempre gloriosos. Fazer parte de um corpo de cuidadores que lidam diariamente com os conceitos tão peculiares à condição humana como os conceitos de vida e da morte, da esperança jamais abandonada e da superação constante, moldam nosso caráter e promove o crescimento pessoal e profissional.

À fisioterapia oncológica, cabe essencialmente, a tarefa de prevenir, manter e promover condições previamente perdidas, entretanto, nosso maior mérito consiste em garantir a dignidade do ser humano.


Este livro é dedicado inteiramente a todos àqueles guerreiros que lutam constantemente pela superação e pela vida, onde o embate ultrapassa nossas possibilidades de compreensão.
Aos pacientes oncológicos, meu mais sincero sentido de gratidão e apreço pelos ensinamentos diários e pela oportunidade de acompanhar suas lutas, decepções e histórias.

Daniel Xavier

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Livro de fisioterapia oncológica


Com a atual necessidade da implementação profissional por parte de nós fisioterapeutas, bem como diante da infeliz realidade de nossos cursos de graduação que não contemplam certas áreas de nossa atuação, apresentamos um livro que preenche esta lacuna.


Completo, sintetiza o que o fisioterapeuta deve saber sobre o paciente oncológico. Trazendo reflexões sobre o paradigma câncer-morte e as técnicas mais atuias da fisioterapia respiratória e motora(Fisioterapia intensiva) no manejo do doente oncológico crítico.

Visualização do sumário do livro:

Sobre o autor:

www.xavierdaniel.com
www.sobratimanaus.com

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus