quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Manovacuometria

Os músculos respiratórios realizam o trabalho da ventilação contra a resistência do sistema. Sendo assim a mensuração da força desses músculos avalia a perda relevante da eficácia do conjunto (DIAS et al.,2001)

Para que seja realizada a mensuração da força dos músculos respiratória, se faz necessário o uso de um aparelho medidor de pressão negativa e pressão positiva, chamado de manovacuômetro. O aparelho mencionado determina com precisão as alterações da musculatura respiratória, pois permite a mensuração da força da musculatura inspiratória e expiratória, determinada pela pressão negativa e pressão positiva.

A mensuração da força da musculatura respiratória tem inúmeras aplicações, como: diagnosticar insuficiência respiratória por falência muscular, diagnosticar fraqueza, fadiga e /ou falência muscular; auxiliar na elaboração de protocolos terapêuticos, entre outras funções. (ROBACHER. s.d)

A medida da pressão inspiratória é geralmente feita ao nível de volume residual e por outro lado, a medida de pressão expiratória máxima é feita a partir da capacidade pulmonar total (BOAVENTURA et al., 2004).

Os valores obtidos na avaliação com o manavacuômetro são expresso em CmH2O( centímetros de água)

A PImaxima tem seu valor compreendido em um adulto jovem na faixa de -90 a -120CmH2O, enquanto a PEmaxima tem seu valor compreendido em uma adulto jovem, na faixa de +100 a +150CmH2O. Vale ressaltar que a partir de 20 anos de idade ocorre um decréscimo nestes valores. (AZEREDO, 2002).

Como Realizar a manovacuometria.

Mensuração de PImaxima: indivíduo sentado, com o tronco em um ângulo de 90º graus com as coxas, braços relaxados na lateral do tronco, e com o nariz ocluído por um clipe nasal. O indivíduo realiza expiração até alcançar o volume residual e, então o avaliador, conecta a peça bucal do manovacuômetro na boca do avaliado que realiza um esforço inspiratório máximo.

Mensuração PEmaxima: indivíduo sentado, onde o avaliado realiza inspiração até alcançar a capacidade pulmonar total e, então, conecta-se a peça bucal do manovacuômetro enquanto o indivíduo realiza uma expiração máxima.

São realizadas 3 (três) repetições em cada variável do teste onde as 3 devem ser aceitáveis. De cada manobra anota-se o resultado onde no final da avaliação é considerado o maior valor alcançado para a avaliação.

Valores abaixo de -70 a -45 cmH2O – fraqueza muscular inspiratória

Valores abaixo de -40 a -25 cmH2O – falência muscular inspiratória

Realizada a mensuração, a partir dos resultados obtidos, o fisioterapeuta podera traçar um plano de tratamento direcinado exclusivamente aquele individuo, garantindo assim a eficácia do tratamento.

Autor: Silvana Araújo

terça-feira, 22 de novembro de 2011

SOBRATI DE MANAUS - REGIÃO NORTE - DESTACA-SE NA FORMAÇÃO DE INTENSIVISTAS

SOBRATI DE MANAUS - REGIÃO NORTE - DESTACA-SE NA FORMAÇÃO DE INTENSIVISTAS

O Estado do Amazonas tem se destacado na formação de profissionais intensivistas no Centro Formador da SOBRATI.

Coordenado pelo Oficial e Professor Xavier, inúmeros fisioterapeutas e intensivistas participam de atividades técnicas e treinamento em serviço.

O curso tem colaborado na qualidade das Unidades Intensivas da região, formando profissionais especialistas da alta qualidade e com domínio amplo de assistência ventilatória.

Mais Informações: http://www.sobratimanaus.com/


Retirado do site: www.medicinaintensiva.com.br

Acesse: http://www.sobrati.com.br/sobrati-manaus.htm

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

I CONGRESSO PAN AMAZÔNICO DE ONCOLOGIA.


I CONGRESSO PAN AMAZÔNICO DE ONCOLOGIA.

Daniel Xavier reafirmando a parceria com as meninas do Grupo GAMMA/Amazonas.

Pelo terceiro ano consecutivo, a fisioterapia é contemplada em um dos maiores eventos de oncologia do País. Com a ilustre presença de 03 fisioterapeutas Dr. Daniel Xavier, Dra. Helena Nogueira e Dra. Bárbara Bahia estas pós graduandas em fisioterapia intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva- SOBRATI Manaus e Fisiocursos Manaus abrilhantaram o evento com a apresentação de temas relevantes no tratamento de pacientes oncológicos na Unidade de Tratamento Intensivo.

Com a apresentação do tema: “O papel da fisioterapia no processo de humanização da Unidade de tratamento intensivo”, a Dra. Helena Nogueira, pós graduanda em fisioterapia intensiva, demonstrou que a partir do trabalho realizado nos hospitais conveniados ao curso de pós graduação da SOBRATI, agregou valores até então inéditos na prestação de serviço em fisioterapia intensiva na cidade de Manaus. Fato notório é a indelével agregação de qualidades e valores às UTIs frequentados pelos especializandos em fisioterapia intensiva.


A Dra. Bárbara Bahia, também pós graduanda em fisioterapia intensiva, sob o tema “Benefícios da realização da posição prona em pacientes com hipoxemia grave”, ratificou o papel relevante da fisioterapia enquanto componente fundamental na composição da equipe interdisciplinar nas UTIs.

Enquanto Moderador e Congressista, o professor Daniel Xavier, responsável técnico pela fisioterapia da UTI/Fcecon, ressaltou a importância do trabalho realizado pelos especializandos não apenas agregando valor na UTI da FCECON, mas também nas UTIs dos demais hospitais conveniados à pós graduação. Em sua palestra “Atualidades na prestação de atendimento fisioterapêuticos em pacientes oncológicos gravemente enfermos”, o professor e fisioterapeuta Daniel Xavier apresentou as novidades que tornaram a UTI da FCECON uma das mais qualificadas na cidade de Manaus. A implantação de protocolos para desmame e extubação IDV-idealizados por Ferrari e Tadine, a inclusão de protocolos para atendimento em pacientes oncológicos e a utilização de novas ferramentas terapêuticas como a prancha ortostática e o cicloergômetro, alavancaram a qualidade da fisioterapia intensiva enquanto ciência baseada em evidências clínicas.

De fato, a fisioterapia intensiva na cidade de Manaus, norteada pela especialização em fisioterapia intensiva promovida pela SOBRATI/FISIOCURSOS Manaus, confere, atualmente, um status único na prestação de serviços de pacientes gravemente enfermos e internados na UTI.

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus