sábado, 25 de setembro de 2010

Es pecialização em Fisioterapia intensiva em Manaus.

Manobras de Reexpansão Pulmonar


Para realizar a reexpansão pulmonar, o fisioterapeuta utiliza algumas técnicas manuais, mas obviamente compete ao mesmo, identificar e avaliar a situação atual do paciente em questão, para que a conduta seja adequada e com resultados satisfatórios.

O conceito de pressão transpulmonar é essencial para a compreensão da fisiologia da expansão pulmonar. Essa pressão resulta da diferença entre a pressão alveolar e a pressão pleural.Os alvéolos são elásticos e sujeitos a variação de pressão transpulmonar. A negativação da pressão do espaço pleural ou o aumento da pressão dentro dos alvéolos resulta em aumento do volume pulmonar. Pode-se obter expansão pulmonar de duas formas: por meio da negativação da pressão pleural ou por aumento da pressão alveolar.

Dentre os objetivos da Reexpansão pulmonar temos:

* Aumentar a expansibilidade tóraco-pulmonar, aumentar a complacência,
* aumentar a ventilação pulmonar,
* Aumentar volumes e capacidades pulmonares,
* melhorar as trocas gasosas e oxigenação,
* reverter atelectasias, aumentar o trabalho diafragmático, reeducar o padrão respiratório.

A fisioterapia intensiva envolve um grande número de técnicas que podem ser associadas às modalidades de ventilação mecânica. Dentre as principais estão:

- Inspiração Profunda : melhora a profundidade ventilatória e a complacência pulmonar, podendo ser aplicada portanto, em pacientes portadores de complacência pulmonar diminuída sem incremento da resistência das vias aéreas.

- Inspiração Máxima Sustentada (SMI): Inspiração forçada que deverá ser sustentada por um determinado intervalo de tempo. Atua basicamente em termos de acréscimo sobre o VRI, na pressão transpulmonar e na capacidade pulmonar total, aumentando a relação V/Q.

- Inspiração em Tempos: Melhora a complacência tóracopulmonar e no incremento da capacidade inspiratória e ação diafragmática.

- Inspiração desde a Capacidade Residual Funcional: Fundamenta-se em uma expiração oral tranqüila até o nível do repouso expiratório para, em seguida, ocorrer uma inspiração profunda. Neste padrão a atividade diafragmática é evidente, ocorrendo portanto um incremento na ventilação de zonas basais pulmonares, diminuindo a hipoventilação alveolar.

- Expiração Abreviada: Com esse padrão consegue-se incrementar o tempo inspiratório, o volume de reserva expiratório, a capacidade residual funcional (CRF) e a capacidade pulmonar total (CPT).

- Inspiração desde o Volume Residual: Com este padrão ocorre um aumento do volume corrente e da capacidade vital, favorecendo o incremento da ventilação nas zonas apicais do pulmão.
Podemos citar ainda, os exercícios diafragmáticos, exercício intercostal,os soluços inspiratórios, compressão/descompressão, fortalecimento muscular, nos quais todos colaboram para uma melhor e mais eficaz expansão pulmonar.

No ambiente de uma Unidade de Terapia Intensiva, nos deparamos com várias situações, onde podemos encontrar, desde pacientes com nível de sedação muito elevada devido sua clinica, á pacientes em fase de desmame e que já se encontram conscientes. Em pacientes com um Ramsey de 6 por exemplo, que necessitam de técnicas de reexpansão pulmonar, procuramos encontrar formas que o ajudem a realizar essa expansão, no qual poderemos está utilizando o Ambu em técnicas que simulam os soluços inspiratórios por exemplo, assim como o Ventilador Mecânico.



Os efeitos do uso do ventilador mecânico como recurso fisioterapêutico para manobras de expansão pulmonar, foram estudados inicialmente por Berney e Denehy em ensaio clínico cruzado, onde demonstraram que a hiperinsuflação através do ventilador mecânico e a hiperinsuflação manual são igualmente eficazes.

Embora ainda seja pouco reconhecida a eficácia da Fisioterapia Intensiva, sabe-se que, quando bem empregada, traz resultados satisfatórios e contribuem muito para a recuperação do paciente.

Especializando:Mirna Ramos
Editado por: Daniel Xavier

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Fala Especializando!!!! relato parte I

A especialização em fisioterapia intensiva de responsabilidade da SOBRATI, sendo ministrada na cidade de Manaus, sob a coordenação do Fisioterapeuta Daniel Xavier, atende não só aos recém egressos das faculdades da cidade de Manaus, mas também aos profissionais de outros Estados e do interior do Amazonas.

A qualidade do curso por nós oferecido vem atendendo às expectativas dos profissionais que trabalham com terapia intensiva por conta da nossa grade curricular robusta, carga horária diferenciada e pelo grupo de professores e preceptores de primeira linha que garantem com ética, profissionalismo e capacitação profissional, uma prestação de serviço diferenciada levando qualidade aos pacientes internados nas UTIs de nossos hospitais conveniados.

Entretanto, nossa qualidade e reconhecimento ultrapassam as divisas entre os Estados do Brasil e se transforma em um centro de excelência em Fisioterapia intensiva na região Norte do País.

Nossos especializandos em busca de uma formação diferenciada são na realidade nosso maior bem e diante disso, presto-me das palavras da nossa especializanda Giovanna de Boa Vista-RR, para nos contar um breve relato de sua experiência e qualidade encontrada em nossa especialização.

RELATÓRIO DA ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA

ESPECIALIZANDA: GIOVANNA KARIN SILVA PINTO

“Dando início à primeira etapa da Pós-graduação em Fisioterapia Intensiva pela SOBRATI – Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva – Manaus, tendo em vista a necessidade tanto da experiência teórica como da prática, onde foi possível exercitar, o que foi ensinado nas aulas teóricas.

Com início no dia 13 de setembro, com carga horária de 5 horas distribuídas da seguinte forma: de segunda a sexta no 2° horário, sábado e domingo no 1° horário, sendo na terça a aula teórica.

Este relatório é composto por descrições da vivência tanto teórica quanto prática específica, de uma fisioterapeuta na unidade de Terapia Intensiva e compreendendo a importância da presença do fisioterapeuta especialista em uma equipe multidisciplinar na unidade de terapia intensiva.

As etapas realizadas em cada hospital foram enriquecedoras e importantes para o meu aprimoramento profissional nesse momento. Estar disposta a aprender com os preceptores faz com que, a troca de conhecimento entre preceptores e especializandos ocorra de forma eficaz e proveitosa.

Giovanna Karin

Fala Especializando!!!! relato parte II

Fisioterapeuta em Boa Vista-RR e autora do relato

Nossos especializandos em busca de uma formação diferenciada são na realidade nosso maior bem e diante disso, presto-me das palavras da nossa especializanda Giovanna de Boa Vista-RR, para nos contar um breve relato de sua experiência e qualidade encontrada em nossa especialização.



DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, fui recebida pelo preceptor Fisioterapeuta Dr. Átila, o qual me encaminhou a Unidade de Terapia Intensiva do hospital junto com os demais especializandos. Divididos em duplas, realizamos avaliação e conduta de uma paciente á beira do leito. Ao final nos foi ministrada uma aula sobre manobras de higiene brônquica e aspiração das vias aéreas. Dias após, retornei para mais práticas no Hospital onde em dupla realizamos avaliação e conduta na beira do leito, onde ao final foi ministrada uma aula de Fisiologia Respiratória.

No Hospital Dr. Platão Araújo, fui recebida pelo preceptor Fisioterapeuta Dr. Marcos Vinícios. Trata-se de uma Unidade de Terapia Intensiva nova, onde o serviço de fisioterapia teve enorme ganho em qualidade com a chegada da especialização em Fisioterapia Intensiva pela SOBRATI Manaus. Na unidade fomos divididos em duplas onde novamente realizamos avaliações e condutas na beira do leito. Posteriormente tivemos uma explanação sobre a importância de uma boa compreensão da gasometria arterial, ministrada pelo preceptor.

Fui recepcionada na Fundação Centro de Controle de Oncologia do estado do Amazonas, comumente conhecido com CECON, pelo Fisioterapeuta Dr. Daniel Xavier. Na Unidade de Terapia Intensiva, juntamente com mais quatro especializandos. Tivemos uma aula prática no ventilador mecânico e ajuste do mesmo e a partir da ausculta pulmonar, traçamos condutas e execução de manobras de higiene brônquica em um manequim acoplado ao ventilador mecânico.


A Fisioterapeuta Giovanna em treinamento de ventilação mecânica com o professor Daniel Xavier

Finamente, a aula teórica foi ministrada pelo Fisioterapeuta Dr. Daniel Xavier, abordando os modos e modalidades ventilatórias e suas particularidades. De forma a enriquecer nossos estudos tivemos uma breve aula com a Fisioterapeuta Dra. Cíntia, onde esta fez uma explanação sucinta sobre a Síndrome da Angústia Respiratória Aguda – SARA e importância dos ajustes certos no ventilador mecânico e as principais formas de recrutamento alveolar.

CONCLUSÕES

Durante toda a semana, a vivência que pude ter em cada hospital, engrandeceu os meus conhecimentos na área de Terapia Intensiva. Minhas perspectivas a cada semana que realizarei a continuação da pós-graduação à caminho de me tornar uma especialista, são de que, possa não só aprender, mas também ajudar na crescente melhora da atuação da Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva.

domingo, 19 de setembro de 2010

Especializandos em Fisioterapia Intensiva

Fala Especializando!!!!

É um canal que permite ao especializando postar resenhas e matérias sobre a vivência dos mesmos durante as aulas práticas do curso de especialização em fisioterapia intensiva de Manaus.
Nós da turma de Especialização em Fisioterapia intensiva SOBRATI/MANAUS na UTI FCECON/AM, sob orientação do Dr. Daniel Xavier em uma aula prática sobre montagem do ventilador mecânico, seus ajustes iniciais e técnicas de manobras respiratórias.



A ventilação mecânica (VM) tem por objetivo manter a homeostasia do paciente através da correção das alterações da troca gasosa e redução ou substituição do trabalho respiratório.

A montagem deste aparelho é de responsabilidade do fisioterapeuta verificando-se todos os componentes (4 traquéias, 2 copos coletores, 1 Y e 1 pneumotacógrafo) necessários para que o sistema ventilador/paciente entre em funcionamento. O ventilador utilizado é da marca Dixtal e está acoplado a um sistema de ar comprimido e oxigênio. Após a montagem e ligação do respirador é realizada a calibragem para que se perceba se há escape do ar e seja corrigida para efetivação do VM.

Os ajustes iniciais para admissão de um paciente esta de acordo com o III Consenso Brasileiro de VM, onde o modo ventilatório pré-determinado é controlado que poderá ser a Pressão ou Volume. Logo após a interação do paciente com o ventilador deverão ser realizados novos ajustes dos parâmetros que dependerá da patologia de base e do resultado da análise gasométrica.

Além do VM, as intervenções do fisioterapeuta intensivista é de suma importância para a melhora do paciente, dentre as várias intervenções existentes, as manobras pulmonares destacam-se por atuar diretamente com a caixa torácica e sincronicamente com o ventilador.

Iremos citar algumas de várias manobras que evitam e ou diminuem quadros lesivos ao pulmão, como a vibrocompressão que causa fluidez e deslocamento de secreções, compressão e descompressão que irá aumentar o volume corrente em vias aéreas melhorando a troca gasosa, direcionamento de fluxo, levando o ar a locais poucos ventilados ou não ventilados devido há alguma resistência que esse gás chegue ao seu destino, e associação de técnicas manuais com a técnica de Bag- Squeezing que promoverá uma aceleração de fluxo gerando uma turbulência que facilitará o deslocamento de secreções impactadas localizadas na periferia pulmonar, trazendo-as mais próximo das vias aéreas superiores onde serão mais facilmente eliminadas.

Esp.: Isane Farias

Jameson Solimoes

Lissiane Tavares

I Ciclo de palestras em fisioterapia intensiva de Manaus




A Sobrati/Manaus vem se destacando regionalmente pela qualidade do seu curso de especialização em fisioterapia intensiva na cidade de Manaus.

A carga horária de 1.200h/aula e a vivência do especializando dentro das UTIs dos mais conceituados hospitais da cidade como Fcecon, Hospital 28 de Agosto, Fundação de Medicina Tropical e Hospital Platão Araújo garantem o alto nível da nossa especialização.

Hoje os fisioterapeutas de Manaus não mais necessitam sair do seu Estado afim de buscar uma especialização de qualidade.

Neste espírito de inovação e profissionalismo, apresentamos o primeiro ciclo de palestras em Fisioterapia Intensiva da cidade de Manaus. Dia 23 de Outubro as 08:00 horas na FMTAM.

Participem!!!!!

Inscrições: falar com Patrícia 84212393/32382563
e-mail: diretoria@sobratimanaus.com

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus