quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pós operatório de ligamento cruzado anterior

Nas primeiras fases da reabilitação, as prioridades são: alívio da dor, proteção da articulação e ganho de movimento do joelho. A colaboração do paciente é sempre muito importante.
Com a finalidade de obter resultados satisfatórios rapidamente, preparamos algumas atividades que o paciente poderá realizar em casa:

Massagem Cicatricial: consiste em uma massagem (com um pouco de óleo ou creme) com movimentos circulares realizada com o indicador e o dedo médio de cada mão, realizando com uma mão um círculo no sentido horário e com a outra no sentido anti-horário.

Esta massagem evita que a cicatriz fique aderida, ou seja, grude, de modo que ao realizar o movimento o paciente sinta dor no local ou próximo ao local do corte da cirurgia.

Desensibilização: Logo depois da cirurgia parece que o joelho fica sem sensibilidade em alguns lugares, principalmente na parte anterior da perna, popularmente chamada de “canela”. Existe um processo chamado de DESENSIBILIZAÇÃO muito simples de ser realizado que consiste em passar diferentes texturas na área sem sensibilidade. Pegue vários tipos de tecidos e texturas, qualquer coisa ou objeto que tenha em casa (bucha, escova de dente antiga, tecido áspero, lixa, algodão, velcro) e passe no local que não tem sensibilidade, sem força durante 2 min, do tecido mais áspero ao mais liso.
No começo o mais áspero não irá incomodar. À medida que começar a incomodar é sinal que uma sensibilidade, que nós chamamos de “tato grosso”, está voltando e assim se repete com outras texturas até sentirmos a textura mais lisa, daí se recuperou o “tato fino”. A volta da sensibilidade é importante para evitarmos alguns acidentes como queimaduras.

Ganho de Movimento (amplitude): pode ser realizado com o paciente sentado em uma cadeira, com o pé da perna operada em cima da bola, realizando o movimento de deslizamento para frente e para trás fazendo com que o joelho dobre (flexão) e estique (extensão). Este exercício é denominado pela fisioterapia de mobilização ativa (pois a própria pessoa realiza o movimento).

Aplicação de Gelo: o paciente deve realizar a aplicação de gelo, se possível 3x ao dia. Em caso de inchaço constante (edema), a aplicação deve ser feita de 4 em 4 horas até a resolução do mesmo.
Esta aplicação deve ser realizada com o paciente de preferência deitado, de barriga para cima (em decúbito dorsal) com o joelho acima do nível do coração para ajudar a diminuir o inchaço (drenar o edema) e realizar uma compressão com uma atadura de crepe (pode ser comprada em farmácia). Tenha cuidado ao realizar a compressão da faixa, pois muita compressão pode prejudicar ao invés de ajudar. O gelo pode ser colocado em um saco plástico normal, caso use a bolsa que fica no congelador, retire um pouco antes da aplicação para se moldar ao joelho e não ficar rígida, pegando só uma parte do joelho.
A duração da aplicação deve ser de 20 min e não deve exceder esse tempo.

Uso de Muletas: A muleta deve ser usada nas primeiras 2 a 3 semanas e sua retirada avaliada pelos profissionais da área da saúde de acordo com a dificuldade para andar e realização das atividades de vida diárias. A muleta deve ser usada no lado contralateral (contrário) ao lado lesado. O uso correto é muito importante nessa fase inicial de recuperação, pois evita esforços nos tecidos que ainda estão se recuperando do processo cirúrgico.

Exercícios Isométricos para Quadríceps: Quadríceps é a musculatura da parte da frente da coxa. Exercícios isométricos são exercícios realizados para aumentar a qualidade da contração muscular.
ISO = mesmo MÉTRICO = tamanho, medida.
Significa que durante o exercício, o músculo se mantém no mesmo comprimento.

Ex1. Paciente deitado de barriga para cima (em decúbito dorsal) com a perna esticada (em extensão) e a outra dobrada (em flexão) vai elevar a perna esticada numa altura que não ultrapasse o joelho dobrado e vai segurar contando até dez (10 segundos) e relaxar a perna.
Repetir 4 séries de 10 repetições cada com intervalo de 20 seg entre cada repetição e intervalo de 1 min entre cada série.
Ex2. Paciente sentado em uma cadeira vai esticar o joelho (realizar a extensão) até onde conseguir sem dor e vai segurar contando até dez (10 segundos) ou o tempo que conseguir inferior a 10 segundos.
Repetir 4 séries de 10 repetições cada com intervalo de 20 seg entre cada repetição e intervalo de 1 min entre cada série.

Exercício para ser realizado intercalado com as sessões de fisioterapia 1 vez ao dia.

Site de referência:
http://web.taktos.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=87&Itemid=72

261 comentários:

  1. Bom dia...
    OPerei o LCA dia 02/09. sai do hospital com muletas, porem, depois de 5 dias naum conseguia sair da cama e estou nel ate hoje. a dor é muito intensa quando eu baixo a erna, doi muito mesmo. meu medico falou que é normal, dificilmente contece, mas os ematmas estão na superficie da pele e por isso a dor, na panturrinlha intao, é uma dor incontrolavel. Gostaria de de saber se é normal? ta pouco inxado e bastante roxo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FIZ CIRURGIA DE LCA NA PERNA DIREITA DIA 17/08/13 SENTI DORES FORTE SOMENTE NO TERCEIRO DIA PÓS OPERATÓRIO HOJE SINTO UMA PEQUENA DOR SOMENTE NO LOCAL.

      Excluir
    2. FIZ A CIRURGIA DE LCA DIA 31/10/13, NÃO SENTI MUITA DOR MAS MINHA PERNA FICOU TOTALMENTE SEM FORÇA, ENTRETANTO COM A AJUDA DA FISIOTERAPIA JÁ ESTOU PISANDO MAS COM AS MULETAS AINDA E JA DOBRO O JOELHO 90 GRAUS. LI MUITO SOBRE O ASSUNTO E O PÓS OPERATÓRIO VAI SER DIFERENTE DE PACIENTE PARA PACIENTE.

      Excluir
    3. Estou com 18 dias de cirurgia e já estou praticamente andando sem mancar! A extensão já é completa e flexão faltam apenas 4 dedos para ser total! Estou super feliz com a recuperação ! Ainda aparece um pequeno edema na canela quando fico por muito tempo em pé e dói um pouco na região da tíbia onde foi retirado o enxerto!

      Excluir
    4. Hoje estou com exatos 9 dias de cirurgia do LCA do joelho esquerdo ( realizada em 07/01/14 ) e até o início da fisioterapia não senti nenhuma dor no joelho. Devido aos movimentos exigidos na fisioterapia, comecei sentir dores ao esticar a perna, contudo, de acordo com o fisioterapeuta, são normais. Hoje estou no 3º dia de fisioterapia e já estou flexionando o joelho em 90° sem esforço, Não estou apoiando o pé da perna operada no chão, pois, tenho que aguardar o retorno para o médico avaliar, contudo, de acordo com o fisioterapeuta, esse resultado obtido já na 3ª sessão é muito positivo e estou muito otimista.

      Excluir
    5. Boa noite. Faz 2 meses que fiz cirurgia LCA. Perdi totalmente a força na perna, e só passado cerca de um mês é que comecei a recuperar força (com cerca de 15 dias de fisioterapia). Só larguei as muletas hoje. Ainda manco um pouco, e ao final do dia ainda sinto bastantes dores. Mas acordo praticamente sem dores. Estou desejosa de voltar a praticar desporto... mas parece estar tão longe, esse dia...

      Excluir
    6. Estou com o mesmo tempo de cirurgia e as mesmas dores de fim do dia, mais dores quanto estico a perna, melhoras pra nós.

      Excluir
    7. Fiz o lca dia 07/03 e estou com quase 2 meses de cirurgia fiquei 2 semanas com imobilizador tirei os pontos e antes disso ja tinha começado a fisio hj dps de todo esse tempo mal consigo chegar aos 90graus com ajuda da fisio sentado vai tranquilo mais deitado ai q ta ,ainda está inchado porém ja consigo andar sem muletas tranquilo só manco um pouco mais dobrar que é bom quase nada ainda esta muito duro! Alguem passou por isso?

      Excluir
    8. Hoje faz 10 dias que fiz a cirurgia. O pé da perna operada fica muuuuuuito vermelho e a canela parece que vai estourar. Dói muito, faço os exercícios movimentando a perna extendida, mas evito me levantar, pois é muito sofrimento.

      Excluir
    9. Hoje faz 13 dias da cirurgia, passei 1 dia com imobilizador e só os 5 primeiros dias com muletas, flexiono a perna mais de 45 graus, estou indo bem nas fisios, melhor que da 1ª cirurgia, já que é a 2ª que faço na mesma perna.

      Excluir
    10. Bom dia! hoje faz 7 dias da minha cirurgia... Estou cm a tala ainda, ando de muleta e só o necessário, porqe quando ando meu pé fica roxo e lateja no local da cirurgia. pra vcs tambm ficava roxo?

      Excluir
  2. Comigo aconteceu a mesmíssima coisa. Só consegui iniciar a fisioterapia 12 dias após a cirurgia. No momento (3 semanas após) estou com apenas uma muleta, mas se caminho muito, o joelho incha e a parte anterior (patela???) dói.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E agora, anos depois, como está!? O inchaço saiu na sequência ou teve algum problema apesar da demora na recuperação?

      Excluir
  3. Meu médico não indicou muletas, disse que quanto antes apoiasse o pé no chão melhor.
    Realmente existe esta dor (na canela) quando ando pequenas distancias ou quando vou tomar banho. Está melhorando a cada dia. Hj com 11 dias to me deslocando até sem a tala. No meu caso tá incomodando uma imensa dor no coccix, gostaria de saber como melhora-la.

    ResponderExcluir
  4. muito bom esse artigo sobre o que o paciente deve fazer em casa apos a cirurgia de lca..
    sou fisioterapueta e lido com essa realidade diariamente! parabens aos colegas!

    ResponderExcluir
  5. bom dia ... 7 dias depois da minha cirurgia,a dor na canela é intensa, qdo estou deitado nao doi nada,mas qdo levanto miha canela arde, e doi muuiiito!!!! abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha tbm caraaa , será que isso e NORNAL ?

      Excluir
    2. A minha canela dói um pouco, na verdade ela arde quando me levanto. Já realizei duas cirurgias de LCA, uma em cada joelho. Vou tirar os pontos com 15 dias após a cirurgia e só depois começar a fisioterapia; detalhe: meu médico me recomendou ficar 30 dias sem pisar com o pé do lado operado.

      Excluir
  6. boa tarde, comecei a fisioterapia no terceiro dia pós operatorio, exclui as moletas com 8 dias,hj dia 18/09/10 estou dobrando cerca de 100º, meu fisioteraupeta fórça muito, minha evoluçao ta sendo muito rapida, mas nao consigo andar com a perna estirada 100% isso é normal? e essa evoluçao precoce pode causar problemas?
    abraçoo

    ResponderExcluir
  7. Hoje fazem 9 dias que fiz a cirurgia de LCA, o inchaço passou, mas quando faço movimento com a perna sintoi dores na parte anterior da "CANELA"principalmente quando fico em pé.

    ResponderExcluir
  8. eu sofri uma entorse 02/10 em uma RM alegou ruptura compl. do LCA nao operei ainda por nao haver vaga no convenio "que vergonha" prejudica em algo minha recuperacão mais tarde ? oq posso fazer enquanto aguardo? algum exercicio ? grato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito gelo e depois uma fisioterapia.
      Depois do inchaço e quadro inflamatório, realize a cirurgia.
      A recuperação com a fisioterapia é mais rápida e menos dolorida.

      Excluir
  9. fiz uma cirurgia do ligamento posterior, o medico pediu para fazer fisioterapia só m casa por enquanto, e continuar com moleta, gostaria de saber qual o tempo minimo para tentar andar sem moleta.

    ResponderExcluir
  10. Bom,vai minha dica...Quem tem ruptura completa do lca,se não fazer logo a cirurgia deve pelo menos fazer academia levemente para que a musculatura da perna machucada não enfraqueça...faz 8 meses que fiz a reconstrução do lca,e tive q me ferrar para operar particular,pois na minha regiao o SUS não cobre esta cirurgia...(É UMA VERGONHA)...abração a todos...

    ResponderExcluir
  11. R.C.GODY disse....
    E ai galera!!Hoje faz nove dias que fiz a cirurgia de ligamento cruzado anterior e ligamento colateral,estou apoiando o pe no chão com as muletas,estou evoluindo muito bem,faço exercicios direto so que o edema desce direto para o tornozelo,como sou ex atleta e treino desde os 5 anos acho qu me ajudou,mas fis exercicios desde o terceiro dia apos acirurgia,tive muita dor mas e isso mesmo tem que fazer mesmo com muita dor,azar,so assim a recuperação será completa,a dor faz parte...
    abraço e melhoras para todos

    ResponderExcluir
  12. Paulo Sergio:

    ola pessoal, hj faz 21 dias apos minha cirurgia de lca, inchaço, falta de senssibilidade, perda de massa muscular, edema na parte de tras da perna tudo isso é normal, hj já ando sem muletas em dentro de casa, mais em distancias um pouco mair é recomendado pelo menos a muleta do lado da perna operada para evitar um torção pois como a musculatura está muito fraca ele não garante um sustentação da perna como deveria, fisioterapia é segredo se ele não for bem sucedida consequentemente não tera o resultado esperado.

    abraços a todos.

    ResponderExcluir
  13. Ola Pessoal, Tive Dois Ligamentos Totalmente Rompidos Cruzado Anterior e Posterior,hoje Fezem 14 dias da Data da Cirurgia Tbem Tive os Mesmos Problemas, Mas Graças a Deus Ja Abandonei as Muletas Faz Uma Semana e Ontem Dia 07/02/11 Ja Comecei a Dirigir e sem nem uma Complicaçao ou Dor,dia 14/02/11 Começarei a Minha Fisioterapia.

    ResponderExcluir
  14. Fiz a cirugia do LCA há uma semana e to sentindo tudo que tá aí em cima. Meu médico me orientou a apenas fazer o exercicio de extensao da perna lesada com a ajuda da outra sentado numa cadeira. nada mais. pena que nao temos dicas neste site sobre o que fazer por exemplo pra minimizar este edema e dor na canela. abraços e boas melhoras a todos e paciencia e calma na recuperacao. Ricardo

    ResponderExcluir
  15. Eliseu Carneiro da Silva Júnior8 de março de 2011 às 21:47

    Fiz a cirurgia de ligamento cruzado anterior no dia 28/02/2011 e o médico so me recomendou faser exercicio em casa e fazer 2 compressas de gelo por dia,tendo marcado meu retorno para retirar os pontos 18 dias depois.Eu estou achando meio estranho pois na maioria dos comentarios que vejo no 8º dia ja andam sem muletas,ja fazem fisioterapia a partir do 3º dia e para min o médico falou que fisioterapio so depois que retirar os pontos.Estou preucupado com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliseu, meu nome é Henrique, fiz cirurgia no dia 20/04 e o meu médico me deu as mesma orientações que o seu. Hoje estou bem, ando sem muletas(com alguma dificuldade), não sinto dores, apenas em alguns exercícios na fisioterapia na região da coxa e panturrilha.

      Excluir
    2. Fiz a minha cirurgia a 5 dias, gostaria de saber se sentias tambem uma formigação da canela até o tornozelo?

      Excluir
    3. Fiz cirurgia de LCA dia 07/02 agora ainda estou com o imobilizador de joelho. Meu medico me passou a fisioterapia ja começo hoje mesmo.dia 17 irei tirar os pontos e somente dia 27 farei exclusão das amuletas. Muito bom meu médico. Muito confiante.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pARABÉNS PELAS ORIENTAÇÔES, AJUDAM, APOIAM E ACALENTA OS CIRURGIADOS LCA

      Excluir
  17. Eu fiz a cirurgia de LCA dia 02/02/2011 com um ótimo médico aqui de São Vicente (SP), Dr. Omar Hadura Orra, especialista em joelho (recomendo), voltei uma semana para retirada da bandagem e reavaliação e em três semanas retirei os pontos e comecei a fisioterapia e abandonei as muletas. Fiquei impressionado com a reabilitação quando se tem bons profissionais, mas, claro, meu caso é convênio, senão estaria f#$+$=. Já caminho devagar, faço três compressas de gelo por dia e 1 hora e meia de fisioterapia, com cadeira romana, bicicleta ergométrica, agachamento na barra e exercícios com bola e faixa. O alongamento no final é muito doído, mas necessário e tem que ser feito pelo fisioterapeuta, segundo ele, para "quebrar" a fibrose que se instala no pós cirúrgico. Já dobro 130 graus (a meta é 180). Não me arrependo de ter feita essa cirurgia, recomendo apesar de todos os percalços. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  18. Estou no 4 dia de pôs operatório de reconst. De lca, qdo fico em pe dói muito. Hj comecei a fisio em casa- compressa de gelo e bombeando o pé; tentar dobrar a perna com ajuda de uma toalha. Abraço a todos

    ResponderExcluir
  19. Karakas eu nem usei a muleta coloque o pé no chão o joelho inchou muito coloquei varias vezes gelo por dia no joelho no oitavo dia estavam dirigido um dor insuportável um edema roxo na parte de trás da canela e da coxa sinistro, 11° dia fui ao médico ele falou ta louco vai de vagar mais mandou fazer fisioterapia 10 seções to preocupanto com esses roxos atrás

    ResponderExcluir
  20. Walter Junior

    Estou na 11° semana, infelizmente pelo trabalho não estou fazendo regularmente a fisioterapía. Tenho me preoculpado quanto a recuperação, na 4° semana escorreguei no banheiro e dobrei a perna toda - pense na dor, voltei ao médico e foi verificado que não teve rompimento, mas vejo que isso afetou na recuperação, pois quando caminho sinto dor na patela. Sería necessário fazer uma nova ressonância para ver o real estado do joelho?

    ResponderExcluir
  21. Eduardo Oliani - SC30 de maio de 2011 às 10:53

    Ola bom dia a todos. Fiz cirurgia de Lca e correçao do menisco no dia 23/05/11. Estou no 7 dia de pós operatorio, e fazendo os exercicio que o medico recomendou jah consigo dobrar consideravelmente a perna, e unica coisa que li no coments acima foi quanto a sensibilidade, q a parte ao lado do joelho eu nao sinto.
    Consigo andar sem a muleta porem nao ando com medo de machucar.

    Achei estranho pois a maioria diz que se incomoda bastante, q a dor eh intensa.. mas no meu caso nao teve isso.

    Retorno ao médico dia 03/06 para retirar os pontos e o mesmo me encaminhar para fisio.

    boa recuperação a todos, Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Amanhã fazem 7 dias que eu fiz a cirurgia de reconstrulçao do LCA e as dores a desconfortos que falaram antes eu também estou sentindo! Hoje fui tentar colocar o pé no chão pra sair um pouco da cama (com a muleta) mas não agentei, pois minha panturrilha ardia demais!
    Meu médico (um especialista em joelho, muito com por sinal) me passou uma série de exercícios que doem bastante, mas ele disse que é normal.
    A única coisa que eu sinto que não vi ninguem aqui falar, é que eu fico de cama com duas almofadas em baixo da panturrilha, e o médico disse que as almofadas deviam ficar até a metade da canela, e não chegar no joelho, mas eu não consigo, pois meu joelho dói demais! então queria saber se tem algum problema em colocar as almofadas um pouco abaixo do joelho, mantendo a perna esticada.
    obrigado, e melhoras a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, passei por esse mesmo procedimento cirurgico a quase duas semanas. Tambem tive sintomas semelhantes aos casos acima mas fiquei tranquilo pois ja havia sido alertado pelo medico.
      A dor é insuportavel mas se voce ficar quietinho ela começa a melhorar em 24h (e o gelo nessa hora ajuda muito pois alivia a dor). Quanto às almofadas, meu medico me orientou a evitar ficar com o joelho flexionado pois se o tendao cicatrizar dessa maneira é provavel que necessite de outra artroscopia para corrigir.
      Uma semana apos a cirurgia ja pude retirar uma das muletas e andar pequenas distancias sem nenhuma delas, apesar da forte dor.

      Excluir
  23. EU OPEREI O JOELHO LCA,HOJE FAZ 15DIAS,JA RETIREI OS PONTOS,ESTOU NA DECIMA SESAO DE FISIOTERAPIA,ESTOU APONHANDO O PE NO CHAO COM AJUDA DAS MULETAS E USANDO O IMOBILIZADOR,AMANHA VOU PARA DE USAR-LO.ESTOU MUITO CONVIANTE NA MINHA RECUPERAÇAO,FORÇA UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  24. Leonard Lima:

    Que bom este blog, tirar duvidas e ler varias experiencias, porque quem faz essa cirurgia fica com inumeras dúvidas e incertezas.

    Operei dia 25/05/2011 com o Dr Arnóbio Moreira Felix (Médico do America Futebol Clube/MG), tirei os pontos com 14 dias após a cirurgia, hoje não tenho mais dor, e já estou altorizado a apoiar na medida em que aguento com a perna operada sem o apoio da muleta, porém como meu joelho ainda não estica é tenso e doi quando piso. começarei minha fisioterapia que esta composta de alongamentos, TENS, marcha e varios outro, também vou fazer hidroterapia, começarei com 10 seções porém farei ao todo 40 seções.
    Vamos ver no que dá...

    ResponderExcluir
  25. wrubatann!
    Operei L.C.A. E MENÍSCUO, DIA 23/06/2011, em Fortaleza e aparentemente foi bem sucedida, retirei os pontos com 09 dias e os ferimentos estão cicatrizando perfeitamente, sendo que sinto dores na pantorrilha, na pate lateral externa do joelho direito e não tenho sensibilidade numa pequena parte da canela. Mas o médico que realizou minha cirurgia já queria que eu fizesse fizioterapia com 08 dias, não deu muitas dores.Agora com 16 dias irei me apresentar p/fizioterapia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu medico disse q eu já poderia esta iniciando minha fisio ja no segundo dia de operado. mas sinto muitas dores ainda sera q tenho q iniciar mesmo essa fisio agora no segundo dia apos a cirurgia?

      Excluir
  26. wrubatann! Parabéns a este site, gostei muito de ver o que outros pós-operatórios sentem,acham e como ocorrem as recuperações. uma ótima recuperação para todos.

    ResponderExcluir
  27. Alysson M. S.
    Operei o LCA em 28/06/11 com a Dra. Celia de Conti, do hospital de fraturas da XV, em curitiba-Pr. Havia estourado o Lca ha um ano atras e so consegui fazer a cirurgia agora, entretanto nesse tempo fortaleci muito minha perna, fiz musculacao, corrida devido ao pre-operatorio. Hoje estou com 6 dias depois da operacao e ja consigo andar sem muletas (da medo) e consigo dobrar meu joelho em 120º graus. Sucesso a todos na recuperacao...

    ResponderExcluir
  28. operei 8 junho esta semana fazer uns 5 semana so q meu joelho esta muito inchado isso e normal e doi muito se alguem poder me ajudar por farvo meu mail rjrdasilva5577@aol.com desse ja eu agradeco

    ResponderExcluir
  29. Operei tem 9 dias, começo a fisioterapia daqui a 3 dias, estou com uma muleta so, apoiando bastante o pé, meu joelho esta muito inchado e minha perna toda rocha, mas nao sinto dores, so ao tentar dobrar ou esticar demais. No mais é isso ai, força pra todos nós!

    ResponderExcluir
  30. Operei LCA e menisco fazem 10 dias. Não usei tala, nem imobilizados, só muletas. Dois dias após cirurgia já dobrava o joelho em 90 graus sem dor. Nos primeiros dias inchou muito e fazia barulho de agua dentro do joelho. Mas mantive a perna erguida em 45 graus com gelo e melhorou. Consigo apoiar o joelho de leve no chão, mas não sinto firmeza e dá medo. Comecei minha fisioterapia 4 dias após a cirurgia. O que mais me incomoda são as dores na parte de trás da coxa e na panturilha, a dificuldade de manter a perna totalmente esticada e senssação de canssaço na mesma.

    ResponderExcluir
  31. joão paulo
    ola pessoal operei de LCA a 45 dias, desde de o inicio segui as recomendações do meu Médico,muito repouso nos 15 primeiros dias e gelo a cada 2 horas, após os 15 dias retirei uma muleta fui colococando o pé no chão aos poucos,dei início a fisioterapia após 15 dias pós cirurgico, e a recureperação está sendo gradativa no ínicio é estranho voce acha que não vai ter resultados é normal mais fica uma dica pra todos siga corretamente as indicações do seu médico vale apena, hoje ja consigo caminhar normalmente mais sem muito esfoço.Então de tempo ao tempo e se lenbrem que não somos atletas profissionais, nossa recuperação é um pouco mais lenta a deles e com muita fisioterapia e muito fortalecimento chegamos lá, um abraço a todoss.

    ResponderExcluir
  32. Olá péssoal
    operei o lca a 5 dias,hj inchou demais e minha perna e meu pé estao gelados,e da metade da canela pra cima nao estou sentindo nada.Sera que parou a circulaçao?Estou morrendo de medo amanha vou
    no medico pra ver isso .um abraço e fiquem com DEUS

    ResponderExcluir
  33. Ola galera , me chamo Edgard e fiz a reconstrucao lca e menisco a 6 dias , fiz dia 08 de novembro 2011 , consigo dobrar meu joelho uns 90 graus e com dores, normal pelo que vi ... mas a coisa mais dificil e levantar a perna esticado , nao sei se eh normal, mas nao tenho forca alguma pra levantar a perna , medico disse pra forcar nesse exercicio, comecar minha fisioterapia daqui 3 dias ... espero comecar a andar logo, nao aguento mais ficar deitado haha , me respondem se todos tem essa dificuldade em erguer a perna? abraco a todos e boa recuperacao a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou o vagner cruz...
      entao companheiro,tou nessa luta tbm véi..fix reconstruçao do lca e corrigir lesao no menisco... e estou esatamente como vc citou aí,não consigo fazer este movimento,ñ tenho força ou é medo sei lá...rssr vou deixar meu facebook http://www.facebook.com/vagner.a.cruzhttp://www.facebook.com/vagner.a.cruz
      entra en contato ai para me dar uma animadinha véih..rsr axo q ja deves estar recuperado pois ñ...

      Excluir
    2. Somos 2 vagner fiz a mesma coisa LCA e menisco... faz 2 dias, não inchou nada, Terça já começo a fisioterapia, gostaria de saber como vocês fazem para levantar tipo do sofa, pois não consigo apoiar a perna operada...

      Excluir
    3. eu operei faz 5 dias e consigo levantar a perna e ja to fazendo fisioterapia e dobrando o joelho

      Excluir
  34. Ola a todos. Meu nome é Bianca e tenho 27 anos. Fiz minha cirurgia dia 28/10/11, hoje fazem 22 dias, comecei as fisio no 5º dia, no 20º dia comecei a pisar c auxilio das muletas e estou dobrando 100° ( o que dói muito), na canela não senti muitas dores, atualmente o que dói mais é acima da patela. Após as fisio fica bem dolorido, tenho colocado gelo no minimo 6 vezes ao dia. Observo que tem pessoas dobrando 120° com bem menos dias de cirurgia que eu e não consigo imaginar, pois dóóói demais para dobrar (afff). Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  35. Luiz Gustavo disse:
    Caro Edgard,
    Fiz também LCA e menisco,em 19/10/2011,sentí a mesma dificuldade para levantar a perna operada no início, mas com o exercício de extensão com a faixa (fisioterapia após 6ºdia), conseguí elevar a perna gradativamente sem esforço. As dores e hematomas abaixo da panturrilha, segundo minha fisioterapeuta,é por causa do "garrote" utilizado durante a cirurgia para imobilizar a perna. Estou melhorando a cada dia, mas a ansiedade é grande! O ideal é conciliar paciência com perseverança. Que DEUS nos abençôe nesta jornada. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  36. Olá, me chamo Mohamed e me operei día 26-11-2011 tenho esses sintomas mas o que me dói mas é levantar a perna esticada, pois sinto muuuuuita dor no corte onde o medico disse que colocou o pino para fixar o enxerto, alguém sentiu essa dor também? Me respondam porfavor. Ah o roxo que fica na perna do joelho até o tornozelo o médico disse ser normal, pela retirada do material do enxerto, um abraço a todos e postem mas comentários, apesar quem não ficou mas tranquilo depois de ter lido essas experiencias rsss. Que o Sr. Jesus nos abençoe .

    ResponderExcluir
  37. olá pessoal , fiz a cirurgia de lca mais meniscos no dia 26-10-11 ,ja consigo andar sem as canadianas só dentro de casa , mas ainda dói aonde foi aberto para tirar o encherto , ainda nau comecei a fisio ,mas faço exercicios em casa
    voltarei ao medico semana qui vem e espero até lá , ja estar sem as muletas , e tambem nau vejo a hr de voltar a dirigir [email lemos-m1@hotmail.com] valeu ai pesssoal ...

    ResponderExcluir
  38. Marcelo

    Ola pessoal, fiz a cirurgia em 25/11/2011, já consigo andar sem muletas, mas estou com dores na pantorilha e minha perna está bastante roxa gostaria de saber se isso e normal.

    ResponderExcluir
  39. Olá, faz 10 dias hoje que fiz a cirurgia do LCA + menisco, porém após a cirurgia fiquei 04 dias internado, pois tinha muita dor na parte superior da rótula, mas o médico acabou fazendo uma punção de drenando o sangue na parte inchada. Neste final de semana as dores voltaram, e novamente tive que fazer outra punção, pois é dor era insuportável. Gostaria de saber se com vocês aconteceu a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU FIZ FAZ 12 DIAS FIQUEI 1 DIA INTERNADO E JÁ FIZ 4 SESSÃO DE FISIOTERAPIA DRENEI O SANGUE E JUNTOU NOVAMENTE.E NORMAL.

      Excluir
  40. Me chamo Thiago! Fiz a cirurgia de lca a 6 dias, so senti dor no primeiro dia, hoje ja estou sem muletase fazendo exercicios isometricos...minha perna ja flexiona quase 90 graus, estou impressionado com minha recuperacao...acho que estou com tanta vontqde de me recuperar que ador fica para tras

    ResponderExcluir
  41. operei lca e menisco só agora notei que estou com uma tremenda mancha roxa atras da perna o que é isso?(faz uma semana )

    ResponderExcluir
  42. olha eu aqui de novo , hj faz 70 dias da minha cirurgia de lca e meniscos , ja faço quase tudo,
    dirijo,ando bastante[ainda manco]só ta faltando
    descer e subir escadas o qual consigo faser mais tenho dificuldade, o medico me avaliou e dissse que meu caso agora é bastante fisioterapia , e exercicios de fortalecimento do joelho e que daqui uns 40 dias eu ja deixo de mancar e tambem volto a descer escadas , qualquer item me passsem mais coisas ai gente , vou deixar meu email ok[omega.m2hotmail.com] abçs ...

    ResponderExcluir
  43. Olá pessoal hj faz 6 dias da operação do lca nos 3 primeiros dias sentia dor do lado de fora da canela e um pouco atras da coxa to fazendo muito gelo e já desinchou muito só que nesses 2 últimos dias estou com dores na canela e na parte de trás da coxa que esta meio roxa e qnd fico de pé a dor na canela é insuportável é normal? não tem condições de ir ate o banheiro estou evitando ficar de pé rsrs...mas estou esticando bem..valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e ai rapaz , nau esquente nau , ésssa cirurgia nau é facil , tudo isso ai é normal , hj faz 80 dias que operei e ainda nau to legal , só apóie os pés no chaão quando der ok , no mais é cama e muleta , jogador de futebol só volta com 6 meses , o segredo é fisioterapia , faser bastante alongamento , vc ja vai tentando faser ai ,e quando largar as muletas e o fisioterapeuta recomendar[academia para fortalecimento das pernas]hj ja estou quase legal , falou amigo ...

      Excluir
  44. Eu fiz a cirurgia de LCA e menisco há 08 dias.......a perna já nã está tão inchada e já consigo dobrá-la facilmente...........o problema é para levantar........levanto a coxa, movimento o pé.....mas levantar a perna esticada não consigo............será que é normal??

    ResponderExcluir
  45. Rafael - Araraquara/sp25 de janeiro de 2012 às 00:00

    Fiz a reconstrução do LCA há 7 dias e sinto uma coceira meio chata na perna quando estou na cama com a perna na horizontal em cima de 2 travesseiros,e tbm não tenho sensibilidade em alguns locais; Quando ando de muleta tenho mto desconforto no joelho e na canela, arde e coça ao mesmo tempo, muito ruim, hoje mesmo já vou tirar os pontos, mas fico a maior parte do tempo sentado ou deitado com a perna esticada, tento dobrar as vezes o joelho mas ainda há desconforto, com quanto tempo conseguiram andar de muletas sem desconforto mto grande ? pois dia 01 tenho que voltar a faculdade e do jeito que está agora não tem como.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  46. Olá... Fiz a reconstrução de LCA e menisco dia 16/01 o inchaço já está passando, consigo flexionar o joelho em 90 graus, porém tenho medo de colocar o peso do meu corpo em cima da perna operada. Meu médico recomendou 45 dias de muletas, retorno com ele dia 01/02, queria que ele reduzise o tempo no qual ficarei de muletas será possível?

    ResponderExcluir
  47. Galera. Fiz a cirurgia de lca e menisco no dia 17/01/2012. Dois dias depois iniciei a fisioterapia. Fiz exercícios de extensão e flexão. Estava indo muito bem. A minha perna não inchou quase nada. Ocorre que. Esta segunda-feira no período da noite comecei a sentir uma dor aguda ao redor do corte feito na tíbia para entrada dos parafusos. Com remédio consegui ir controlando e continuei indo na fisio. Na quarta agora o meu joelho começou a inchar e na quinta feira fui na clinica e o médico teve que puncionar (anestesia local n senti nada), deu 4 seringas de puro sangue. No dia seguinte percebi que deu uma leve inchada. Não estou com febre e a minha perna n esta muito quente, mas agora uma dor aguda se instalou na parte de traz do joelho, principalmente quando tento fazer exerc. de extensão. Fazendo gelo de 4 em 4 horas por 20m. N estou indo na fisioterapia e daqui a três dias vou ao médico para retirada dos pontos e análise. O que mais sinto é o fato que estava praticamente com extensão e flexão completa e não sentindo dor alguma. Mas tenho muita fé em Deus e em Jesus Crsto que estão no controle de tudo !!!!

    ResponderExcluir
  48. boa noite!

    fiz a cirurgia de LCA no dia 17/02/12 e sinto muitas dores na articulação do pé. isso é normal? desde está data não consigo nem dormir! toda ajuda será bem vinda!!!!
    abraço

    ResponderExcluir
  49. Olá, pessoal tenho 7 semanas, 45 dias que operei, deixei muletas, faço Fisio normal, estou fazendo bicicleta, mas na moral, quem ler me responda, estou dobrando revém 95 graus e isso quando passa eu grito de DOR, alguém q passa por isso? Na fé e um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  50. fui submetido à reconstrução do LCA dia 21/10/2011 e até hoje não consigo dobrar a perna. Após a cirurgia fiquei duas semanas em casa e depois comecei com hidroterapia.Fiz dez sessões a passei para a fisio. Na décima sessão meu médico indicou um fisioterapeuta especialista, onde faço fisioterapia duas vezes por semana. Nos outros dias da semana eu faço fisioterapia "normal". O médico me disse que formou-se uma fibrose, que é normal no processo de cicatrização. Porém, essa fibrose me impede de dobrar a perna. Se alguém puder esclarecer alguma coisa sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  51. Também fui operado, LCA e dois meniscos, ocorreu há 18 dias, primeira semana de muita dor, principalmente na região onde o pino inferior foi colocado, três dias depois sem muleta, perna teve bastante inchaço, porém com uso intenso de gelo logo foi amenizado. Atualmente estou me sentindo muito bem, já fazendo a fisioterapia com bastante dedicação, tendo com uma ótima resposta para a volta do movimento normal. Tirei os pontos com 14 dias. Já subo e desço escadas sozinho em movimento normal, porém com grande cautela e apoiando de leve no corrimão. Sempre pratiquei musculação e percebo que isso tem me ajudado. Tive grande atrofia muscular e paulatinamente venho sentindo minha perna operada mais forte. Atenção gente, não deixe de operar e sempre tenha paciência, não queime etapas na fisio nem deixe de fazê-la com afinco. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tbm operei lca e os meniscos há 21 dias, e também percebi uma atrofia tremenda na perna operada!!! tanto da coxa como da panturrilha! Ja comecei os trabalhos fisioterapicos e ja começou a criar volume muscular na perna! Musculatura fortalecida é essencial na prevenção de mais lesões

      Excluir
  52. Olá pessoal. No ultimo dia 10/02/2012 eu tb fiz uma cirurgia de lca, e hoje é dia 24/02/2012 e já ando sem as muletas, comecei a dirigir, com 8 dias depois da cirurgia e minha perna ja dobra + ou - 100º. Graças a deus ñ sinto dores no joelho, o q me incomoda é a falta de sensibilidade no lado esquerdo da canela perto da batata da perna. com 6 dias o medico pediu q eu usasse apenas um das muletas. Eu adiei essa cirurgia por 8 anos, mas tomei coragem e fiz. Agora vou começar a fisioterapia e quero voltar a jogar futebol.

    ResponderExcluir
  53. Ola me chamo fernando, fiz a cirurgia dia 14/03/12 hoje faz 4 dias que estou operado, médico disse pra eu fazer apenas levantamentos com a perna 3x10 ao dia.. sinto dores com a perna parada é normal?? meu tornozelo nao sinto nada, meu pe ta inchado, e parece que nos locais dos pontos sinto um formigamento e as vezes um pouco de dor..
    se alguem puder me tirar duvidas fer_hstella@hotmail.com , eu agradeceria muito , e obrigado.

    ResponderExcluir
  54. ola fernando,meu nome é rogerio fiz uma cirurgia lca+minisco dia 28/02/12 e tudo que vç esta sentindo eu senti é normal hoje só sinto a canela durmente.

    ResponderExcluir
  55. Meu nome é Bruno, tenho 21 anos e operei lca e os meniscos do joelho esquerdo há 21 dias. A primeira semana foi de muita dor, principalmente na parte de trás da coxa e atrás do joelho, segundo o médico, essa dor é devido a retirada do enxerto dos tendoes flexores localizados atrás da coxa mesmo... no 7º dia larguei as muletas de vez, e no 15º dia tirei os pontos e iniciei a fisioterapia. Ja consigo uns 120º de ADM, e a cada dia melhora um pouco mais. As dores ja quase não existem atrás da coxa e ja estou caminhando quase perfeitamente, mancando de leve. Eu adiei a cirurgia por 3 anos, e continuei jogando bola, correndo, malhando normalmente até fevereiro deste ano, quando tive uma leve torção jogando futebol e aí lesionei os meniscos, e nao tive outra escolha senão operar para voltar a jogar futebol e correr... Segundo meu médico, só consegui realizar essas atividades sem problemas por quase 3 anos com lca rompido pq eu tinha uma boa musculatura, ou seja, fortaleçam suas pernas e alongue-se para evitar mais problemas com os sagrados joelhos!!!

    ResponderExcluir
  56. OLA. MEU NOME LIDIANE JOGO BASQUETE EM ARAÇATBA SP,OPEREI A 41 DIAS,E ME SINTO MUITO BEM ,NAO VI NADA NA CIRURGIA ,SO ACORDDI NO FINAL, MAIS NADA DE DORES, SO VI SENTIR DORES QUANDO TENHO QUE DOBRAR O JOELHO,FLEXIONAR, JA FLEXIONO TD COM AJUDA DAS MAOS,ATE O CALCANHAR BATER NO BUM , NOSSA DOI UM POQUINHO MAIS, O ENGRAÇADO QUE FAÇO MUITO , MAIS NO OUTRO DIA TENHO A SENSAÇAO QUE ENCURTA TD DE NOVO,MAIS E NORMAL, A EXTENSAO ESTA QUASE COMPLETA FALTA POUCOS GRAUS MUITO POUCO SE OLHAR ATE PARECE QUE JA CONSEGUI,FAÇO PILATES,NAO FAÇO MAIS APRELHOS DE LASER , NEM ULTRASSOM, NAO E PRECISO POIS NAO TENHO DORES, ESTOU FAZENDO MUITO PROPICEPÇAO,TMUITO ALONGAMENTO,GAS PIORES SEMANAS FORAM A 2 E A 3 NOSSA COMO CHOREI PRA DOBRAR,MAIS AGORA ESTOU MUITO MELHOR VALE A PENA.

    ResponderExcluir
  57. ola,fiz a cir. lca. e nao sentia dor ,só o inchaço,deitado com a perna elevada nao doia ,mas ao levantar,creio ke quando o sangue descia fazendo mais pressao no joelho dava uma dor enorme ,mas passava logo e conseguia andar de muletas ,mas logo depois percebia ke inchava muito,tomeei uns remedos para desinchar e foi bom ke até comecei andar com uma muleta apenas no 11°dia ,mas no fim do dia a dor era imença e o inchaço voltava,entao voltei a andar com 2 muletas no 12° dia .CREIO EU KE DEVEMOS CUIDAR BEM DO INCHAÇO COM MUITO GELO DIARIAMENTE É PERNAS P CIMA DA ALTURA DO CORAÇAO.depois muita fisioterapia e continuando com gelo diariamente...boa recuperaçao a todos.

    ResponderExcluir
  58. kct os primeiros posts pessoal andou operando com açogueiro, cuidado galera.

    ResponderExcluir
  59. Fiz uma artroscopia no joelho ( LCA e Menisco) a 1 semana, o joelho ja desinchou todo e cada dia que passa to conseguindo dobrar mais o joelho, isso é normal??

    ResponderExcluir
  60. ESPERO QUE TODOS ESTEJAM RECUPERADOS : galera,já passei por tudo isto,sofri demais,isto foi em 2002 mais como sou muito azarado vou fazer o ligamento cruzado anterior novamente dia 24/05/2012 depois de amanha no outro joelho só tenho medo é da dor que já senti,ter que passar por tudo isto novamente é triste,espero que desta vez seja melhor,volto a postar aqui novamente quando fazer novamente esta cirurgia,BOA SORTE A TODOS E QUE DEUS NOS ABENÇOE A TODOS.

    ResponderExcluir
  61. ola sou portugues fiz operaçao ao lca ha 6 dias...
    nao consigo ficar d pe doi mt mesmo os primeiros dois dias n custou nada mas agora a dor e imensa! mas pelo k li e normal e tudo passara força na recuperaçao um abraço para todos

    ResponderExcluir
  62. Ola pessoal,

    fiz a cirurgia de LCA a exatos 7 dias. As ataduras foram tiradas a 3 dias e no quinto dia após a cirurgia comecei a fisioterapia.
    Hoje no sétimo dia o inchaço diminuiu bastante, mas ainda está. Flexiono a perna a 90 graus com muita dificuldade e alguma dor e consigo levantar a perna estendida normalmente pra reforçar a musculatura do quadriceps.
    A fisioterapeuta fez 2 sessões com ultrassom e uma máquininha de choque que não sei o nome. Por enquanto não sinto melhoras extraordinárias e tenho consulta amanha com o cirurgião. Vamos ver o que ele vai dizer.
    Quando levanto sinto a mesma pressão na perna que todos sentem e está diminuindo com os dias. Não me arrisquei a por o pé no chão porque meu médico proibiu enquanto ele não der ordem.

    Minha dica: sigam exatamente o que o médico e fisioterapeuta disser e façam exercicios. Creio ser o unico jeito de realmente nos recuperarmos. Qualquer dúvida ou alteração consultem seus médicos, nunca façam nada por conta própria.

    Abraços e boa recuperação a todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica, alias ela resume tudo que voce precisa ter na cabeça.
      Esse site (muito bom por sinal) não exerce o papel do seu médico, só serve para informar e tranquilizar quem busca esse tipo de informação.
      Tudo que voce pode e deve fazer deve ser aprovado por quem fez ou fará a cirurgia!

      Excluir
  63. fiz a operaçao á 5 dias, no dia seguinte comecei logo a fisioterapia ligeira, estou agora em casa mas mal me levanto sinto uma dor intensa na parte superior da canela tenha o pe levantado ou apoiado no chao, mesmo assim tento andar o maximo com a dor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nuno, estou com 21 dias. Essa dor absurda na canela quando levantamos só passou quando consegui dobrar 90 graus no décimo dia. Um segredo é não levantar direto. Fique um tempinho sentado para o sangue circular e depois levante.

      Excluir
  64. ola pessoal: como já postei ai em sima já operei LCA joelho esquerdo em 2001 pensei que iria morrer de tanta dor na recuperação,agora esto com 5 dias da nova cirurgia LCA como já tenho experiencia desta vez eu mesmo tomei minha decisão 3 dias antes comesei a faser a minha fisio com facha alongamentos ets levei minha facha quando fui internar no segundo dia da minha cirurgia no hospital mesmo eu fazia alongamento e oque eu aguentava fazer, terceiro dia tive alta e continuei da minha forma hoje estou no quinto dia e sem dor e só ponho a moleta quando minha mãe ta perto a primeira cirurgia tive muitas dor intensa mais nesta fui abençoado pela experiencia se auguem quiser saber algo a respeito me add valdinei1237@hotmail.com ou pergunte no site aqui e não deixem de toma os remédio e que deus abençoe a nós

    ResponderExcluir
  65. Ae tenho 63 dias pos cirurgico (2 meses), hoje ja ando de bike na marcha pesada, e corro na esteira 15 minutos a 7.0 e nao sinto nenhuma dor no joelho, nos primeiros dias pos cirurgico foi foda, pensei que nunca mais ia dobrar o jelho, e tmb ia demorar para voltar a andar, meu joelho ficou inchado, e a perna tambem, apareceu varios roxos do sangue da cirurgia na panturrilha, e doia bastante para levantar, mais com o tempo foi parando a dor e fui recuperando ADM com muito esforço em casa e na fisioterapia, que comecei somente 14 dias apos a cirugia, falta alguns cm para relar o calcanha na bunda, ou seja adm total, mais isso nao me incomoda, pois é so alongar e com o tempo isso fara sozinho, ja treino na academia, meu medico liberou mais nem comentei com o Fisioterapeuta, sou formado em ed, fisica e sei meu limites no momento e tmb nao sinto dor, entao esta tranquilo, espero voltar aos gramados em mais 2 meses ou 3. Tudo que acontece com voces é normal, poder ser rapido ou demorado mais concerteza irao conseguir adm total, é simples e nao desespere.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara 4 meses é loucura!
      Espera pelo menos 6 para poder pensar em voltar a praticar esporte!!!
      Por fora parece tudo certo mas por dentro ainda não esta 100%. Por causa de 1 mes, levando a vida numa boa somente sem poder praticar esportes de contato, voce vai correr o risco de passar por tudo novamente?!?!?
      Fora que lesionar duas vezes o mesmo local é duas vezes mais desgastante

      Excluir
  66. tava tudo certinho, andando sem moleta com 6 dias de cirurgia sem dor bem avançado mais a chuva foi cruel,gotejo no meu quarto e me levantei para ir ao banheiro 05:00 horas da manha escorreguei abrindo 6 pontos saio muito sangue tive q volta ao hospital e refazer os pontos novamente,mais ta tudo bem agora continuo sem dor,só tomo cuidado pra não escorregar novamente ando devagar mais sem moletas valeu galera boa sorte pra todos valdinei1237@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. Olá pessoal, fiz a cirurgia de lce também, no dia 02/06/2012 e comecei a fisioterapia após 08 dias, ainda doi um pouco, o que está incomodando é o inchaço na perna que não passa, mas o médico disse que é normal, abraço!

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde! meu filho de 14 anos fez uma cirurgia de LCA dia 02/11/2011.... A recuperação foi muito boa.. iniciou a fisioterapia no 3º dia apos a cirurgia e após 60 dias fez um condicionamento com personal para fortalecer a musculatura.... Tudo 100%. Teve alta médica dia 03/05.... Voltou as quadras lentamente... mas agora sempre que joga (basquete) o joelho incha muito e sente dores...
    Isso pode ser considerado "normal"???? Ele ainda deveria estar evitando os esportes??? Colocar gelo nesta situação é recomendável???
    Agradeço e aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho melhor levá-lo ao médico que o operou e falar com ele sobre esse problema... mas gelo é sempre bom pra tratar o inchaço nesses casos!

      Excluir
    2. nossa vc disse "apos 60 dias", muito cedo pra fazer atividade fisica.

      Excluir
  69. Hoje tenho 3 meses de cirurgia de LCA+ meniscos lateral/medial... ja fiz 40 sessões de fisioterapia, e ja posso fazer alguns exercícios na academia, tomando muito cuidado com a Carga e os Angulos de execução. Consegui ADM total com cerca de 1 mes, e comecei a pedalar na ergometrica e correr na esteira com aproximadamente 2 meses, e nao sinto mais as dores. O que ainda sinto é um leve inchaço após os exercícios, e uma dorzinha como se fosse uma beliscada próxima a patela, tenho medo de ser algum problema na cartilagem da patela ou fêmur... mas na parte operada em si, não sinto dor nenhuma... aos 22 anos espero poder voltar a jogar futebol no campo, quadra e areia, como fazia antes. Minha musculatura é forte naturalmente, e acredito que isso está me ajudando bastante na recuperação! espero voltar a jogar bola logo depois do dia 27/09/2012, quando faço exatamente 6 meses de operado kkkkk

    ResponderExcluir
  70. Ola pessoal meu nome é Mauricio fiz minha cirurgia de reconstrução total de lca com menisco e ligamento colateral no joelho esquerdo dia 05/06/2012 hoje faz 21 dias tenho 5 cortes somando 40 pontos, sendo 18 pontos na lateral externa do joelho, 13 pontos em cima da rotola no centro do joelho, 5 pontos na lateral interna e 4 pontos na altura da coxa senti todas as dores comentadas e ainda doi muito naum tirei os pontos ainda tenho um retorno dia 03/06/2012 e não comecei a fisio e tb estou de imobilizador sera normal td isso? Fiz minha cirurgia pelo SUS na duvida de como ainda doi e não ter começado a fisio e as recomendações do medico são para que eu não dobre o joelho e naum pise no chão marquei uma consulta com um especialista no particular para o dia 28/06/2012 quinta feira para tirar essas duvidas esta meio estranho né? rsrsrsr Bom pessoal espero que alguem comente alguma coisa pois estou um pouco desanimado fiquem tds com Deus e boa recuperação para nos Amém.

    ResponderExcluir
  71. Tenho 21 dias de operada de LCA e menisco, os 10 primeiros dias não saia da cama, com muita dor, nao conseguia colocar a perna para baixo parecia que ia explodir, so me senia melhor na horizontal. Com 14 dias retirei os pontos e o medico mandou eu andar com apenas 1 muleta, fiz com muita dificuldade. No 18º dia começei a fisioterapia, mas ainda não consigo dobrar 90 graus, meu joelho está duro sem flexibilidade, mas em casa tento andar sem muletas e consigo mancando. O que mais me incomoda é que parece que meu joelho nunca mais vai dobrar, estou tentando mesmo com dores, mas o ganho de movimento está muito lento

    ResponderExcluir
  72. hoje fazem 18 dias que fiz a cirurgia de LCA, os 3 primeiros dias não consegui levantar da cama, parecia que estava rasgando a minha perna, fiquei 15 dias de repouso absoluto so levantava para ir no banheiro, no 16 dia voltei ao trabalho e comecei a fisio e ainda continuo com a muleta, nao consigo andar sem muleta e o medico disse que abandonar a muleta so depois de 10 sessões de fisio, quanto a dores nao tenho e nao tive dores no joelho mas em compensação dores fortes na parte de traz da perna, na dobra do joelho e na panturilha, uma dor constante e muito forte. é isso ai, melhora pra todos

    ResponderExcluir
  73. Senhores, tenho 23 anos, rompi o ligamento a cerca de 1 ano e 3 meses atrás e só resolvi operar por agora, hoje faz 12 dias que fiz minha cirurgia de reconstrução do LCA e menisco, fui operado pelo conceituado Dr. Mauro Machado aqui em Goiânia, o mesmo é um dos médicos do Goiás Esporte Clube e também diretor da Clínica do Esporte e lida com esses tipos de lesões diariamente. Fiz minha cirurgia em uma quarta feira e recebi alta após 2 dias de internação. Fui orientado pelo médico que na primeira semana não deveria executar nenhum esforço com a perna operada, meu pé ficava bastante frio(é normal) e fui orientado a manter a perna sempre esticada quando deitado, tomava banho 1 vez ao dia e me mantinha sempre em repouso(deitado ou sentado na cama), recebendo auxilio de terceiros que seguravam minha perna quando precisava levanta-la ou abaixa-la, com 6 dias pós operatório retornei ao hospital para uma consulta com o médico, no qual foi retirado a bandagem(faixa) que protegia a sutura em meu joelho, foi colocado uma fita microporosa para proteger em cima do corte onde foi proibido molhar até a retirada dos pontos, 21 dias após a cirurgia. Com 8 dias pós operátório iniciei a fisioterapia, foi determinado entre o médico e o fisioterapeuta que nas 10 primeiras sessões não deveria fazer nenhum esforço físico, apenas aplicações de gelo, ondas curtas e ultrasom, para redução dos edemas, dores e inchaço.. Segundo orientações do médico só irei começar a pisar no chão com a perna operada com 21 dias após a cirurgia, mesma data marcada para retirada dos pontos. Em toda a fase de cirurgia e pós operatório nunca senti dores no joelho ou perna operada, estou aplicando gelo por diversas vezes durante o dia, cheguei a conclusão que tirando os transtornos causados pela cirurgia(dificuldade com o banho, dificuldade com transporte.. sou grande e tenho dificuldades para entrar no carro com a perna esticada, andar de muleta cansa demais a perna que não foi operada, impossibilidade de trabalhar entre outros) nada a se preocupar (ainda). Pelo o que me disseram as dores de verdade começam com as atividades físicas na fisioterapia. É isso aí, hoje 12 dias de operado, bem tranquilo e até o momento só repouso, tenho um médico muito cauteloso e experiente, minha medição acabou hoje, até o momento esta tudo legal. Abraços sorrisogui@hotmail.com

    ResponderExcluir
  74. Boa noite fiz a operação lca e menisco hoje completa 15 dias retirei os pontos e vou começar a fisioterapia amanhã só que o médico me orientou usar as muleta e começar a colocar o pé no chão sem fazer força quando coloco pés no chão sangra um pouquinho isso e normal alguém passou por isso to com medo de abrir a cicatriz grt

    ResponderExcluir
  75. Tenho 15 dias de operado, operei ligamento cruzado e menisco lateral. Tive dores na canela, quando ela estava na vertical, dor intensa, pelo q li alguns casos podem ter essa dor, mas lembre-se, façam exame para ver se é infecção ou início de trombose, eu fiz e graças a Deus deu negativo. Meu médico me passou remédio próprio para parar com essa dor, e em 3 dias de medicação já não tinha dor e andava de muletas pela casa toda. Já fiz 4 sessões de Fisioterapia, para as pessoas que for fazer, se preparem, a dor é muito forte, grito de dor igual criança, mas é normal, tem que quebrar as fibroses que criam com o não movimento do joelho.

    ResponderExcluir
  76. ola tem 30 dias que operei e ainda ñ começei a fisioterapaia,ando de moletas com dificuldade,dive muito inchaço na perna meu medico achou que era trombose mais graças a deus ñ deu nada,poderia falar se e normal esse tempo todo para começar a andar muito obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente por tudo que ja li nao acho normal (em relacao a cirurgia de menisco e lca)Porem, pelo quevoce mencionou, teve um probleminha no pos. Converse com seu medico.

      Excluir
  77. Dor todos que fizerem a reconstrução de lca vão sentir, é impossível ter um tendão arrancado o osso da tíbia perfurado e ainda ter a articulação invadida por objetos estranhos (artroscopia)e não ter dores por pelo menos 2 semanas, lógico que cada organismo vai reagir de um jeito, mas dores todos sentem. Após o controle da dor o pós cirurgico é trnquilo, estou na segunda cirurgia, e uma dica para os que querem fazer a recontrução de lca, tenham em mente que a dependência de terceiros é total então programem a cirurgia quando tiverem alguém a disposição, total atenção ao andar com as muletas é muito comum quedas e seguir as orientações do seu médico.

    ResponderExcluir
  78. Olá! Operei o joelho (lca e menisco) a exatos 15 dias. Hoje dobro meu joelho ate 120 graus sem dores. Um dia após a cirurgia já dobrei em 90 graus sem problemas. Na verdade o que tenho a dizer e: SIM, A RECUPERAÇÃO É TERRÍVEL!! Saiu da fisioterapia com muita dor. Ainda estou de muletas, mas confesso que já dou uns passinhos quando não tenho paciência de pegar as muletas. Sinto uma coceira de leve em cima dos pontos (vou tira-los amanhã). De tudo, deixo tres dicas: 1. Não durma com o joelho dobrado. Sei que é mais comodo, mas é péssimo para sua recuperacao. 2. Faça compressas, elas ajudam demais. 3. Depois detanto sofrimento espere os 6 meses para voltar a praticar esportes e exercícios. Nao vale a pena sofrer novamente.

    ResponderExcluir
  79. dia 04/08 completará 2 meses da reconstrução do lca
    vou começar essa semana a musculação, pra recuperar
    os musculos da coxa, pelos posts que eu li aqui cada médico
    tem um método de orientação pos cirurgia, eu andei de andador
    durante um mês, e com um mês tmb o inicio da fisioterapia
    hj eu ando e quase não da pra ver que eu manco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa galera nao sei se é normal eu fiz a cirurgia a 8 dias atras e ja estou sem muletas andando quase normal meio manco,comecei a fisio dois dias apos a cirurgia,fui ao medico que ta classificado entra o melhor de curitiba.Ele disse que to indo bem e normal,do meu juelho até o pe esta um pouco inchado mas diminui bastante em relação ao dia da cirurgia,minha fisio eh um pouco dolorida mas to melhorando,o medico de voces mandou largar a muleta rapido assim? porque o meu disse que ja era pra larga =/

      Excluir
  80. tb fiz cirurgia do ligamento cruzado anterior mas conhecida por LCA,mas enfim já fazem 17 dias que eu operei,tb estou andando com uma muleta só,pq ainda não sinto total segurança,já marquei a fisio e meu ortopedista me pediu um raio x pra ver se os 2 pinos estão no seu devido lugar,algo rotineiro na verdade,mas quando tento dobrar a perna sinto uma dor surreal,e dói tb atrás do joelho,a perna fica fraca e não tem tanta força,pra ajudar fiquei com um monte de hematomas,e claro joelho inchado,que por mais que eu coloque gelo 3 vz ao dia,ele parece k não desincha nunca,e o pior que vai ficar uma linda cicatriz ,já que já tirei os 12 pontos,o segredo acho é ter determinação,eu ainda estou no começo e sei bem disso,falta muito ainda pra estar 100%,vai de 5 a 7 meses de recuperação,depende muito de cada um...!!!!

    ResponderExcluir
  81. ola pessoal, meu nome é Kelly, tenho 26 anos e sou atleta, hoje faz 16 dias da minha cirurgia de LCA, menisco e mosaicoplastia(Auto-transplante de cartilagem) devido a demora para a cirurgia 3 anos e 1 mês. Enfim tenho que utilizar o imobilizador durante 3 semanas e ficarei sem pisar entre 4 a 6 semanas devido a mosaicoplstia, não comecei a fisio devido a nao ter como me locomover até lá ja que só posso utilizar o apoio da perna boa e das muletas e em SP tudo é mais dificil, mesmo sendo orientada a fazer fisio desde o 3º dia, faço os exercicios que consigo em casa, faço gelo 2 vzs por dia em média, minha flexao é em torno de 90 graus, meu médico indicou o uso de meias de compressao devido ao periodo extenso sem pisar e acho que tem ajudado muito na circulação sinto algumas pontadas no corte abaixo do joelho, tenho o mesmo roxo na panturrilha, porem nao sinto tantas dores como as relatadas, na verdade sao minimas, só irei pra fisio quando puder pisar mesmo sabendo que isso atrasa minha recuperação, mas é isso, daqui 2 dias tiro os pontos e vamos ver o andamento, qualquer novidade eu conto a vocês!!!! Ótima recuperação a todos vocês!!!

    ResponderExcluir
  82. Oi Pessoal... Sou de Taubaté-SP... Fiz cirurgia de LCA e Menisco Medial e outros procedimentos simples em 26 de jan... Fiz o Gelo, os Exercicios e com 5 dias pós cirúrgico iniciei na Fisioterapia... Tomei 10 dias injeções na barriga de Clexane... Fiz apenas 10 horas de fisioterapia... Com 8 seções eu já andava normalmente e sem mancar mesmo com a perna com hematomas... com 15 dias pós cirúrgico tirei os pontos sai da muleta e voltei a nadar... com 01 mês comecei a Pedalar e caminhar além de nadar... Com 2 meses eu ja estava disputando Maratona Aquática e fazendo musculação... Perto de 4 meses pós cirúrgico eu comecei a correr (Trote) sem mudanças de direção... com 4 meses e meio e já estava correndo forte, subindo morros, mudando de direções... O que eu percebo é o seguinte... Não fica exatamente igual antes, mas conseguimos fazer as nossas atividades normalmente e atingir praticamente os mesmos índices de condicionamento físico... Cada pessoa tem uma resposta mas o ideal é fazer tudo certinho e sem medo... Força de Vontade e Obediência as recomedações dos profissionais é Tudo!!! E Fé na Missão!!!

    ResponderExcluir
  83. Olá pessoal. Tenho 22 anos, sou completamente sedentário, por conta do meu joelho que doia muito e por conta do etmpo que demorei para operar, cerca de cinco anos. Fiz minha cirurgia de reconstrução de LCA e os dois meniscos. Já tenho 15 dias de PO, andei de muletas até o sétimo dia, tirei os pontos com 11 e comecei a fisioterapia. Hoje, com 15, iniciei a hidroterapia, que recomendo a todos. Hoje também fiz a primeira punção da água do joelho, que não dói nada, só fiquei assustado com o tanto de água misturada com sangue que saiu, chegou a jorrar no jaleco do doutor. Como o pessoal ai de cima disse, tive bastante dores na panturrilha e na coxa, mas segundo o fisioterapeuta é normal, e com os alongamentos as dores foram passando, hoje sinto só um pouco na coxa, mas não é nada comparado com antes. Uma curiosidade é que como falei tirei as muletas com uma semana, pois já sentia meu joelho bastante firme, e mesmo sem recomendação do médico estou dirigindo desde então, sem dores sem nada. O fisioterapeuta até me xingou, quando me viu no primeiro dia chegando de carro rsrsrs, mas estou normal e confiante que vai tudo dar certo. Força ae pessoal.

    ResponderExcluir
  84. Muito bom esse blog, ja faz 2 meses que fiz cirurgia de lca e menisco no joelho direito, pensei que ja estava com extensao completa, mas quando sentado com as pernas em cima da cama percebi que o pé esquerdo eu consigo erguer uns 5 cm da cama, ja o direito nao sai do lugar, comecei a forçar para ver se melhora e tenho bastante dor quando faço isso, tenho quase certeza que ja estava assim antes da cirurgia e pelo que pesquisei acredito que seja por causa do tempo que demorei para fazer a cirurgia 2 anos e 6 meses, 3 dias apos a cirurgia minha perna estava bastante inchada e a parte de dentro do meu pé começou a ficar roxo, quando eu passava a mao sentia queimar, no outro dia meu pé estava mais roxo ainda, entao fui em um cirurgiao vascular, que apòs exame constatou TVP: trombose venosa profunda, mais 5 dias internado tomando anticoagulante na veia, ainda estou tomando anticoagulante. mas em comprimido, e usando meia de compressao, o medico disse que vou ter que tomar este remedio e usar essa linda meia de 3 a 6 meses, pelo que pesquisei os casos de trombose em artroscopia do joelho sao poucos, mas fica a dica, nao sei se foi isso que ocasionou a trombose, mas fiquei muito tempo sentado, e com a batata da perna em cima de um banquinho, pois sentia muita dor quando deixava sò o pé, e no primeiro dia da cirurgia nao desci nenhuma vez da cama , e pelo que pesquisei quanto antes tentar se locomover melhor para evitar a tvp.

    ResponderExcluir
  85. Meu nome e caio e Hoje tenho 1 semana de cirurgia de lca.. Passei 2 meses para fazer a cirurgia pois precisa ter o joelho desinflamado pelo grande trauma que ocorreu quando eu lutava judô, e rompi o lca e o lcm, fiz 20 sessões de fisio antes da cirurgia, e com 1 semana de cirurgia realmente sei o porque todo mundo diz que é sofrido.... Hoje consigo flexionar mais de 90 graus, e retirarei os pontos com mais 1 semana, o joelho esta bem inchado ainda , mas já ouve progresso , ando com as muletas mas coloco o pé do joelho operado no chão... Espero que o edema saia logo, pois coloco em media de 5 a 6 vezes de gelo por dia... A canela realmente arde quando se esta em pé, mas percebo que ouve uma melhora nesse aspecto.... Boa sorte a todos...

    ResponderExcluir
  86. olá pessoal me chamo Artur moraes.. fiz a cirurgia de lca + menisco exatamente a 1 mes nas 2 primeiras semanas o bagui eh loko em galera muitas dores e minha batata da perna tava preta de roxa eu achava q minha perna ia cai vei.. mais agora jah fiz bastantes hidroterapia e fisioterapia segunda,quarta,e sexta fisioterapia terça e quinta hidroterapia.. to me sintindo muito bem ando com o andador mais eu creio q no max em 2 ow 3 semanas to largando ele n sinto quase nada de dor soh quando faço as fisio.... um abraço a todos e boa recuperaçao

    ResponderExcluir
  87. Faz 10 dias da minha cirurgia de LCA e menisco. Consigo flexionar apenas a 90°, o joelho continua inchado ,principalmente na parte superior. Sinto dores na parte anterior do joelho e nos pontos de fixação do enxerto, além de uma sensação enorme de fadiga da musculatura ao redor do joelho. Comecei a fisioterapia 5 dias após a cirurgia. O médico disse que tudo isso é normal e que a recuperação é lenta mesmo. Abraço.

    ResponderExcluir
  88. E aí pessoal, operei o LCA há 10 dias e já estou jogando futebol e correndo perfeitamente mesmo com os pontos. rsrs Zueira! Joelho tá duro que só, dobrando um pouco mas muito dolorido e um inchaço terrível. Já fiz no joelho esquerdo e agora no direito. Ainda não tirei os pontos e já estou me borrando, pois as fisioterapeutas aqui da clínica são carniceiras pra caramba. Mas tranquilo, pelo menos agora tenho dois joelhos biônicos!! Abraço a todos.

    conexao83@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  89. OI PESSOAL? Operei o joelho (lca e menisco) em 28 de fevereiro deste ano, fiz a lição de casa inteirinha, fisioterapias e mais fisios, só pisei na bola quanto a academia, fiz durante 2 meses e parei, resolvi fazer os exercícios em casa, pois estava sentindo muitas dores na coluna.Consigo andar sem mancar, porém ainda sinto meu joelho oscilar, isto é normal? Sinto dificuldades para caminhar em terrenos íngremes e subir e descer escadas, será que tudo isto vai passar um dia? meu médico diz que não há nada de errado, é assim mesmo? pós 9 meses de cirurgia eu não deveria estar totalmente recuperada?

    obrigada


    Patthy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty. Com todas as informações que colhi referente à recuperação percebi um grande foco no fortalecimento da musculatura. É claro que cada caso é um caso. 'Eu' acredito que se porventura vc voltar a fazer academia por exemplo, se não houver nenhum impedimento é claro, pode ser que melhora. No quesito tempo, com certeza era pra estar praticamente 100% recuperada.

      Excluir
  90. Olá pessoal!!! Fiz a cirurgia de reconstrução de LCA com flexores + meniscectomia parcial no último dia 05/11/2012. Estou realmente muito surpreso com o pós cirúrgico, pois praticamente não tiver dor nenhuma. Hoje dia 14/11/12 o inchaço está bem pequeno e quase imperceptível. Andando de muletas temporariamente estou aguardando ansiosamente o dia do retorno para retirar os pontos e começar a fisioterapia. Faço os exercícios caseiros recomendados com êxito, tendo dificuldade em alguns movimentos. Entretanto, tenho que ressaltar que a ORTOPEDIA do HC de RIBEIRÃO PRETO é sensacional. Se Deus quiser vou procurar seguir o protocolo de recuperação corretamente para voltar as atividades esportivas, em especial o FUTEBOL do final de semana, né...rs E aqueles que desejam resolver seu problema de LCA não hesite em fazer a cirurgia. Tenha fé!!! Vai dar tudo certo...

    Pensem num blog BÃO!!! É este aqui!!!

    Até mais gente...

    WILLIAN * williansdeoliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  91. Ola pessoas, fiz tambem LCA e menisco parcial, dia 01 de novembro de 2012, impressionante, sem absolutamente nenhuma dor, articulo meu joelhos a cerca de 135 graus, tendo tambem flexao total...meu cirurgiao foi o dr. Francisco couto, daqui de Recife.Pe, ja retirei os pontos e comecei a fisioterapia 4 dias apos a cirurgia...ando apenas com um moleta ate completar 21 dias, segundo orientacao. Dirigir apenas com 30 dias, fiquei super satisfeito com minha evolucao pos. Cirurgica. Abs

    ResponderExcluir
  92. OLÁ GALERA BOA NOITE! FIZ A CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO DE LCA,MENISCO E CARTILAGEM A 2 MESES E 15 DIAS, NOS PRIMEIROS 2O DIAS SENTI SINTOMAS PARECIDOS COM OS RELATADOS AQUI, MAS AGORA ESTOU COM MUITO MEDO PORQUE SINTO MUITOSSS ESTALOS NO JOELHO, PRINCIPALMENTE ATRÁS, E QUANDO FICO EM PÉ SINTO DORES ABAIXO DA PATELA, PARA SER BEM SINCERA NA VERDADE ELE DOI INTEIRO QUANDO ANDO OU FICO EM PÉ, NÃO É UMA DOR FORTE, MAS ESTÁ BEM DOLORIDO, FALEI COM O MÉDICO E ELE DISSE QUE É NORMAL, MAS NÃO É O QUE ESTÁ PARECENDO, POR FAVORRRRR ALGUÉM PODE ME AJUDAR???? ALGUÉM SENTE ESTES SINTOMAS??? OBRIGADA!












    ResponderExcluir
  93. BOA TARE PESSOA !!! ESTOU SENTINDO O MESMO Q O ANTONIO AI EN CIMA E NÃO VI A RESPOSTA DE MINGUEM TENHO MUITO MEDO MAS MEU MEDICO DISSE Q É NORMAL A UNICA DIFERENÇA E Q NÃO SINTO TANTA DOR COMO O ANTONIO MAIS SINTO CO SE MEU JOELHO NA PARTE DE TRAZ DA PATELA DESENCAICHACE ISSSO É NORMAL ALGUEM PODE ME AJUDAR POR FAVOR ????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  94. Pessoal, hoje se completam 15 dias da cirurgia de lca e menico medial. Retirei um bom pedaço do menisco pois minha lesão era de uma ano e meio atrás. Tanto meu médico como minha fisioterapeuta indicaram a fisioterapia logo após a cirurgia. Comecei a fisioterapia dez dias depois e levei uma bronca dos dois. Não sinto dor, apenas não tenho flexão total do joelho, pois como tardei no começo da fisio o edema não sumiu. Galera, gelo tem que ser de hora em hora, no minimo seis vezes ao dia. Com certeza a fisioterapia deve ser iniciada imediatamente. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  95. Pessoal, fiz cirurgia do LCA há 16 dias (13/12/2012)...Logo após a cirurgia eu já conseguia flexionar a perna(90°) e estende-la quase por completo...Minhas pernas são super estendidas (tortas), porém, após a lesão não consigo mais estender a perna lesionada como antes, ou seja, ela ficou reta, o que seria normal para outras pessoas, porém, não no meu caso que tinha ela super estendida... No 5º dia após a cirurgia consegui apoiar o pé no chão com auxilio de uma muleta, dei alguns passos bem devagar...No 7º dia já andava sem muletas, com bastante cautela, mas já estava andando sem muletas...No 10º dia já conseguia flexiona-la quase que normalmente, quase 100%, porém, sua extensão ainda está como logo após a lesão, aparentemente normal, RETA, mas como eu disse acima, ela era super estendida e neste momento sinto um pouco de dor logo abaixo do joelho ao estende-la...Ainda estou com os pontos, vou retirá-los dia 07/01/2013 e dar início as sessões de fisioterapia...Hoje me sinto bem, sinto meu joelho bem firme, apenas algumas coisas me incomodam, essa dor já mencionada e a sensação de que na parte frontal do joelho não está bem, digamos, encaixada...Observação: não sofri mais com inchaços após o 7º dia....UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  96. Boa tarde galerinha!! É o seguinte, depois de 5 dias de cirurgia de reconstrução do LCA meu joelho ainda está inchado, não muito, mas minha rótula não fica muito visível, meu médico receitou exercícios para fazer em casa, 150 flexões de perna (levantar e baixar aperna) 3 x ao dia, e mais 2 exercícios em que estico o pé (bombeio) e flexiono o joelho para baixo (150 vezes 3 x ao dia), somando a isso, faço 5 compressas diárias de 15 minutos, retirada dos pontos só quando completar 14 dias, acredito que só a partir daí ele me encaminhe para a fisioterapia, uma das recomendações é não se apoiar com a perna do joelho operado, uso duas moletas e só utilizo uma das pernas para me locomover, a dor na perna quando fico em pé vem diminuindo a cada dia, graças a D´us o pós operatório tem sido muito bom e minha meta se D´us quiser é está andando, mesmo que cuidadosamente com um mês, acho estranho alguns médicos recomendarem a fisioterapia com tão pouco tempo ou recomendarem colocar o pé no chão ou mesmo andar com poucos dias de operação, mas vai ver que cada caso é um caso!! Abraço a todos e uma ótima recuperação para todos nós!!

    ResponderExcluir
  97. quero muito a ajuda dos colegas que ja sofreram com isso.
    olha fiz minha cirurgia no dia 06-06-2013 hoje no dia 16-01-2013,so consigo dobrar a perna 110 graus,mais corro joguei ate bola ja mais nao sinto quase nada so algumas dores mais minha preocupaçao e esse tempo todinho e nao conseguir dobrarminha per toda ainda e to muito preocupado.
    me ajudem abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson Oliveira no seu caso seria bom consultar um médico e um excelente fisioterapeuta, pois estou com 25 dias e já consigo 120 graus... você já deveria estar com 180 graus...

      Excluir
  98. Bom,realizei uma cirurgia de LCA e menisco,após 6 meses voltei a jogar bola,inclusive bem recente (voltei dia 10-01-2013) ja fiz uns quatro jogos,porém as vezes sem mesmo exercitar,mas fazendo o movimento de esticar e dobrar a perna o joelho fica estalando,gostaria de saber se é normal?estala mas não tem dor.será alguma folga?
    agradeço desde já.Jefferson Junior

    ResponderExcluir
  99. Boa tarde a todos recuperados e recém operados,tive uma ruptura total de LCA e lesão no menisco em abril de 2011, e fiz a cirurgia dia 16/01/2013, hoje já fazem 6 dias, o médico me recomendou compressa de gelo no joelho, mas o edema sempre volta, também exercícios de extensão e flexão o dia todo para recuperar o movimento logo, e já mandou fazer fisioterapia....isso foi ontem pela manha....hoje acordei e tentei fazer os exercícios em casa, minha nossa!!que dor...vou tentar fazer mais a tarde... já consigo esticar totalmente a perna e flexão uns 80º...estou sem sensibilidade na canela..e atras da coxa sinto tipo de uma "câimbra"... já estou andando pela casa utilizando-se de muletas..fico de pé sem elas apenas para tomar banho..bem agora e só sofrimento...força pra vcs todos ai...ah sim: só mais uma ressalva, por que só os homens que machucam o joelho?rsrsrs...abraço a todos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa recuperação Ronaldo,e quanto aos exercicios é normal sentir dor,vc vai sentir até uns tres meses,quanto ao edema continue colocando gelo 3 a 4 vezes ao dia durante 20 minutos e os exercicios tres vezes ao dia,e em relação a esse edema,te aconselharia fazer hidroterapia,vai te ajudar bastante.Boa recuperação irmão.

      Excluir
    2. Olá Ronaldo, só os homens machucam porque samos brutos nos movimentos, kkk. Fiz minha cirurgia no dia 15/01/13 e estou na mesma que vc, abraços e boa recuperação.

      Excluir
  100. O joelho inchar um pouco após jogar bola é normal? Vai completar 7 meses pós operatório..

    ResponderExcluir
  101. Fiz uma cirurgia do ligamento colateral do meu joelho direito no dia 07/01. O ortopedista tirou um tendão da coxa para refazer o rompido, só pra ter uma idéia da lesão, na lateral do meu joelho foi feito um corte para vinte e cincos pontos.
    Quem já fez este tipo de cirurgia, qto tempo a recuperação. O meu médico pediu oito semanas sem por opé no chão. A minha preocupação e a fisioterapia, qto tempo de fisio para andar normal sem mancar?

    Laércio Tavares

    ResponderExcluir
  102. Oi meu caso todo mundo diz que é mais simples lesao no menisco lateral. Hj faz 20 dias que fiz uma artroscopia, comecei a fisioterapia no terceiro dia fiz tudo que o medico disse, mais tem uma coisa que mim encomoda muito meu joekho ainda e bastante inchado. por que ainda estar assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è normal!tenha calma que esse inchaco vai te acompanhar durante umas semanas ou atè uns dois meses,voce tem que botar bastante gelo e aconselharia a fazer hidroterapia,o inchaco diminui consideravelmente!abra;o e boa recuperacao.

      Excluir
  103. Fiz a cirurgia dia 28/01/2013 o pior é levantar da cama pois parece que a perna vai cair de tanta dor, o que o médico disse ser normal nos primeiros dias. Assisti Doda operação acordado e não tem como pessoal ter um trauma e um procedimento tão bruto sem sentir dores depois. Hoje faz uma semana e meu incômodo maior é quando abaixo a perna. A pressão e a dor são imensas e to colocando gelo6x por dia. Cada organismo reage diferene. Operei meu joelho com o Dr. Lidio Toledo Filho. Nota.10 para este médico e ser humano fantástico. Tira todas as dúvidas e ainda desenha, isso mesmo, desenha a cirurgia pra vc. Boa semana e fisio a todos.

    ResponderExcluir
  104. Fiz minha cirurgia no dia 15/01/2013 e após 21 dias meu joelho continua inchado e dolorido, ando com muita dificuldade sem apoio de pelo menos uma moleta e consigo flexionar a perna entre 70° a 80º estou preocupado com minha recuperação, pois mesmo forçando não consigo realizar sozinho todos exercícios indicados pelo médico (Dr Matheus Jacques), será que é normal essa dificuldade que estou tendo ?, Abraço e boa recuperação a todos !

    ResponderExcluir
  105. LANA 15 de fevereiro de 2013 15:13
    Fiz minha cirurgia no dia 07 02 2013, após oito dias não consigo andar com segurança, pois sinto um peso enorme na perna. Meu pé está inchado com edema, e a panturilha dói bastante. Não sinto dores no lugar da incisão, irei tirar os pontos com 15 dias, então verei se consigo realizar os exercícios com segurança e sem dores.Uma coisa é certa, paciência é o melhor exercício, Deus amenizará as dores de todos que passaram por esse processo de recuperação.

    ResponderExcluir
  106. Olá pessoa.
    Vou fazer minha cirurgia de LCA e miniscos dia 22/02/2013. Já faço fisioterapia a 2 semanas para nao ter muita perda muscular e para diminuir a dor. Pelos comentários o sofrimento ainda nem começou. Boa recuperação a todos.

    ResponderExcluir
  107. Bom pessoal preciso de ajuda, meu filho fez no dia 10/12/2012 a cirurgia de ligamento cruzado e menisco, mas ele está com um hematoma que continua sangrando onde retirou o enxerto, ficou em repouso por 50 dias, mas agora voltou a fisio e voltou a sangrar, será que alguém também teve esse problema agora o sangramento é só interno fazendo o hematoma aumentar muito, mas ele teve 3 grandes hemorragias que o sangramento era pelos pontos tendo até de ser internado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra tudo bem? meu nome é Rodrigo, fiz a cirurgia de lca no mesmo dia que seu filho. Nao tive problema com a retirada do enxerto. O meu foi retirado da coxa posterior!! mas senti bastante dores até 1mes apos cirurgia!!! nao sei se é normal, mas o meu estrala um pouco e até esses dias estava travando, mas nao é o caso do seu filho !! Acho que deveria procura o profissional que fez a cirurgia e exclareser melhor !! Melhoras pra ele!! vai da tudo serto!! abraço

      Excluir
    2. RODRIGO FIZ A CIRURGIA UM MES ANDES DE VCS E JA VOLTEI A JOGAR BOLA MAS SINTO AINDA UM DESCONFORTO NÃO É DOR É COMO DE MEU JOELHO ESTIVESSE PRESO MAS GUANDO ESQUENTA SOME ESSES SINTOMAS ISSO É NORMAL ?

      Excluir
  108. Bom dia,ja se passaram 8 meses de minha cirurgia e segui todo o protocolo descrito pelosfisioterapeutas que me acompanharam durante todo esse tempo,depois de 6 meses voltei a jogar bola de leve,com 7 meses ja estava jogando "legal",porem agora depois de ter jogado algumas bolas meu joelho voltou a inchar com um edema ao lado.Alguem pode me dar uma força do que seja isso ou porque?agradecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sera que ganhei liquido?no entanto estou botando gelo todos os dias,como em todo o processo de recuperação.

      Excluir
    2. Leiam... Boa noite galera, meu nome é rodrigo gheller, operei lca direito em 2009 e agora dia 02/04/13 operei o lca da perna esquerda, jogo futebol e queria compartilhar com vcs, a cirurgia é tranquil, a fisioterapia tmb, fiz as duas cirurgias em Cuiabá com doutorEdimo Piana, excelente profissional, ja sai do hospital movimentando a perna, pontos rancados com 15 dias, e todos devem saber q existe a dor gigante de quado ficamos em pé e o sangue desce para a perna e a canela doi demais, essa dor só.passa com o tempo rapidamente em dias, mas doi mto

      Excluir
  109. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  110. Boa noite

    Em 2010 fiz uma cirurgia do LCP demorei 9 meses para ficar bom, e tinha que fazer o lca da mesma perna logo que ficasse bom, mas pelo sofrimento que passei fui deixando, agora no dia 08 resolvi entrar na faca, mas me surpreendi, fazem 6 dias , já faço fisioterapia desde o 3 dia estou bem, larguei a tala no 3 dia e ja coloco o pé no chao com muleta estou com 100 graus de flexao, amanha ja vou de carro para a fisio, só que o medico nao pode saber kkk

    ResponderExcluir
  111. Olá Pessoal faz 16 dias que eu fiz Cirurgia de LCA e menisco,pois sou lutadora de Muaythai Tradicional e nos treinamentos acabei tendo a infelicidade de romper,a cirurgia foi feito com o melhor Ortopedista de Bragança paulista,no 5º dia apos o operatorio ja retirei os pontos, e comecei a fisioterapia,ando com a ajuda de uma bengala,ja estou com 110 graus de flexão,é recomendado q comece nos primeiros dias a fisioterapia,mais o maior medo da gente q tem q fazer a cirurgia é q nos primeiros dias e ate semanas,sentimos aquele dor e a sensação de não conseguir dobrar o joelho e fraqueza na perna,na fisioterapia quando vou fazer um exercicio simples de levantar a perna da fraqueza e começa a dar tremedeira,FIQUEM TRANQUILOS pois isso é normal,a recuperação de cada um é um pouco diferente porque cada organismo reaje de uma maneira diferente,mais no final sempre da certo,a melhora da cirurgia voce vai mesmo começar a perceber apos os 30 dias mais ou menos,mais o nosso maior adversario apos a cirurgia é o psicologico pois fica abalado e ficamos com a sensação de que não vamos mais andar ou não vamos ficar mais como era antes do problema,portanto Fiquem em Paz e siga rigorosamente o que se Medico diz,pois cada um tem um tipo de recuperação diferente mais o resultado sempre sera o mesmo....Bjos e melhoras a todos...porque daqui uns meses eu e voces estaremos de volta ao esporte.

    ResponderExcluir
  112. Olá, antes demais parabéns pelo blog, fui operado aso LCA no dia 16/05/2013, há 11 dias, pelo Dr. Zacarias Tomé a cirurgia demorou cerca de 4H e tive dois dias no hospital antes de regressar a casa. O pós operatório foi muito doloroso, ainda hoje tenho dores, mas nos primeiros dez dias sempre que me levantava e colocava a perna na vertical, sentia dores horríveis no gémeo (musculo gastrocnémio), e por trás do joelho, sentia uma enorme pressão. Confrontei o médico com estas dores, disse-me que desconhecia algum caso idêntico ao meu. E aconselhou-me a tomar analgésicos. Pelo que li aqui, o meu caso não é único, hoje começo a fisioterapia e amanhã vou retirar os pontos, espero que as dores abrandem e que a recuperação corra bem. Abraço a todos e obrigado por partilharem as vossas experiencias.

    ResponderExcluir
  113. Boa noite Pessoal,PARABÉNS PARA QUEM TEVE A INICIATIVA DE CRIAR ESSE BLOG.
    Infelizmente, na data de 07 de abril de 2013, em uma partida de futebol, tive rompimento total do LCA por causa de uma solada que levei,enfim,procurei o Dr. Cimar Eustáquio(Já foi médico do América-MG )que é um EXMO PROFISSIONAl,me deixou bem tranqüilo, fez até desenho para mostrar como que era o procedimento.
    Realizei a cirurgia no dia 07 de Junho de 2013, tem 4 dias de pós cirúrgico, quando estou deitado não sinto muita dor,apenas uma coceira momentânea do lado esquerdo inferior da panturrilha, mas quando levanto ou tento fazer algum exercício a dor é insuportável!! Acho q também dei um vacilo, em até o momento não ter colocado gelo ainda... pensei que era apenas depois que retirasse os pontos que colocaria o gelo. Me enganei, amanhã mesmo já vou fazer compressas para ajudar diminuir o inchaço. Força a todos, O QUE SEI FAZER DE MELHOR EM MINHA VIDA É JOGAR BOLA,eu AMO JOGAR FUTEBOL!!! :(
    ESPERO QUE DEUS POSSA NOS ABENÇOAR E DAR FORÇA PARA QUE POSSAMOS NOS RECUPERAR E A JOGAR NORMALMENTE.
    ABRAÇO A TODOS E FORÇA.

    ResponderExcluir
  114. Fala ai guerreiros!
    Pois é estamos ai na luta pela recuperação...
    Operei dia 20/03/13, acho que nunca esquecerei essa data,
    mas falando um pouco da cirurgia, eu internei um dia antes
    e sai um dia após, o momento no hospital mais dificil foi na hora
    que me levaram pra sala de cirurgia e na noite após a mesma,
    nao sei se aconteceu com alguem, mais eu tive uma dificuldade
    enorme de urinar naquela noite, creio que seja por causa da anestesia. Operei em Osasco pelo dr kubota, no segundo dia após
    sair do hospital senti muitas dores na panturrilha, que melhoraram
    uma semana depois... Estou em fase final de fisioterapia e hidroterapia, me sinto muito bem, começarei na academia mes que vem pra fortalecer bem...
    A unica coisa que demorei foi pra deixar as muletas, tirei com
    40 dias, mas depois eu avancei muito rapido...
    Estou feliz, todos falam que voltarei ao normal, mas as vezes
    tenho medo, mas com fé e determinação eu vou seguir batalhando!
    Abraço aos guerreiros!!!

    ResponderExcluir
  115. Oi, fzem 21 dias q operei o lca e nao consigo dobrar nem 90 graus meu joelho sinto muita dor na parte inferior do joelho e ainda uso muletas.isso é normal ou minha recuperação está muito lenta msm?

    ResponderExcluir
  116. Olá operei pela segunda vez de lca. A primeira foi ano passado no jelho esquerdo. 1 ano após rompi o lca do joelho direito. Hoje faz 6 dias após a cirurgia. Já fiz a segunda sessão hoje. Siceramente nao sei o que é dor no joelho. Sinto apenas um ardor na panturrilha quando acordo. Ja estou com flexão de quase 90 graus. E andei a pouco sem moletas. Acho q os 30 anos de volei ajudou. Hoje tenho 41 anos. Graças a Deus estou com uma boa recuperação. E desejo o mesmo a vcs.

    ResponderExcluir
  117. Pessoal fiz a minha cirurgia de LCA a 5 dias, não estou sentindo dor no local operado, porém esta acontecendo algo estranho, estou sentindo uma formigação da canela até o tornozelo e sinto que esta parte está ficando amortecida, isto é normal?

    ResponderExcluir
  118. olha boa tarde galera...por favor alguem podee me ajudar
    fiz uma cirugia do RLCA ,do dia 16/07 faz 5 dia ...meu minha perna tá inchada ..na regiao do joelho tá duro ,mas nao doi sera que gelo resolve , já ando sem muletas mas resolvi voltar as muletas....estou meio assustado .....sera que é mormal ...um abraço e boa recuperaçao para todos nos.... se alguem me ajudar se queser mandar imail agradeço ROBERTO_AMIZADE_@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho esse inchaço, acima da patela,como vc melhorou?

      Excluir
  119. oi galera fiz uma cirugia de lca já faz 5 meses e meu joelho ainda doi queria saber se é normal
    pois eu tou precupado

    ResponderExcluir
  120. Boa noite gente, bacana ler as experiências. Bom fiz a cirurgia 23/07 até hoje ando com muletas, amanhã vou tirar os pontos e provavelmente pegar as guia para fisioterapia, nos últimos dias tenho sentido muita dor na perna(canela), faço alguns exercícios em casa mesmo e coloco compressa 2x no dia. meu joelho continua inchado e roxo na parte inferior, tenho pouquíssima sensibilidade na perna toda, achei isso meio estranho afinal já são quase 15 dias depois da anestesia neh! Mas a parte pior passou, que por causa desta anestesia (raqui) senti muita dor de cabeça e dor nas costas nos 5 primeiros dias, foi terrível! espero não demorar muito a poder dirigir e andar normal, sinto falta eh de pedalar! Abraços a todos e boa recuperação...

    ResponderExcluir
  121. boa tarde pessoal minha cirurgia foi realizada dia 03.08 hj fazem 6 dias de recuperação minha perna ja desinchou o joelho um pouco inchado minha canela sem muita sensibilidade a dor ja diminuiu mas sinto um desconforto continuo no joelho, que amenizo com muito gelo faço 6x dia, 30mim eu sei q a dor nos judia, mas nada de desanimar essa tempestade logo vai passar qdo a dor chegar respire fundo e se concentre, ja acabou meus anti flamatorios, mas continua com os remedios para dor, forte abraço...

    ResponderExcluir
  122. Olá pessoal, minha cirurgia foi feita dia 29/05/2013, há mais de 2 meses, o problema é que eu não consigo ter a extensão e flexão completa do joelho pois sinto dores e ainda está inchado e um pouco roxo na parte posterior da coxa, sem falar que não estou caminhando normalmente e sim mancando! ISSO TUDO É NORMAL NO PÓS-OPERATÓRIO??? LEMBRANDO Q JÁ SE PASSARAM 10 SEMANAS!

    ResponderExcluir
  123. fiz minha cirurgia a 15 dias, amanhã tiro os pontos e consigo até caminhar sem muleta, mas há 3 dias estou com muita dor na parte de baixo da patela do joelho, isso é normal?

    ResponderExcluir
  124. Bom dia pessoal , fiz uma cirurgia de lca e menisco . Hoje já faz 1 semana que operei , não sinto dor porém , na parte de trás do joelho ficou roxo seria normal ? Hoje comecei a fisioterapia , ela falou que é normal mais fiquei um pouco pensativo

    ResponderExcluir

  125. sim paulo alves é normal,esse hematoma,pois faz parte e fica tranquilo q vai sumir em uns 18 dias,pois fiz tbem cirurgia de LCA dia 18/07 e hj já sumiu o hematoma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela resposta .

      Excluir
    2. Paulo, sugiro a pomada Hirudoid.
      Fiz LCA e ficou muito roxo atrás, muito mesmo... usei a pomada e em 03 dias o roxo tava amarelando, mais 02 dias e tava zerado. Pomada muito boa e barata. Espero ter ajudado!

      Excluir
  126. Operei o LCA direito a 25 dias. Com 01 semana comecei na fisio, com 02 semanas a hidro. Pedalando, dobrando o joelho, um exemplo na academia, todos espantados com minha recuperação... pode ter sido pelo fato de eu ter feito reforço na academia nos 03 meses antes da operação. Essa semana (20/08/2013) pedalando dentro da piscina (parecia o Lance Armstrong)senti uma fisgada na parte posterior da coxa (pqp, foi a dor mais intensa que já senti, uma fisgada parecia que o tendão tava se rompendo)03 dias sem andar direito, agora estou retomando a fisio aos poucos e andando sem mancar. O médico disse se tratar de uma fibrose, que não é comum mas pode acontecer. Essa tal fibrose doeu pra caramba!!!

    ResponderExcluir
  127. bom dia pessoal,faz 9 meses e 15 dias da minha cirurgia de lca,mas quando dirijo principalmente sinto dores atras do joelho,uma dor muita chata e fina,e um pouco no dia a dia embaixo,to louco p jogar aquela peladinha e to com muito medo,alguém poderia dizer se é normal isso,por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  128. boa tarde pessoal...me machuquei há 10 anos atrás e nem sabia que tinha rompido os ligamentos, só agora as dores aumentaram bastante e a ressonância confirmou.Vou operar no fim do mês, gostaria de saberpor quantos dias fica com a tala, qtos dias andando de muleta e quanto tempo pra voltar a andar normal e dirigir..
    aguardo ajuda, obrigada!!Evelen

    ResponderExcluir
  129. Ola pessoal...meu nome é Douglas, ontem fez um mes q operei meu lca direito. Com 15 dias comecei a fisio e comecei a dirigir e tirei as muletas. Não sinto muita dor, nao consigo caminhar direito ainda pois nao consigo esticar totalmente a perna, mas melhorando a cada dia com a fisioterapia, que é indispensável para uma boa recuperaçao. Sinto dores na fisioterapia, mas como dizem, "sem dor, sem ganho", é necessário sofrer um pouco para ficar 100 % de novo.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  130. É normal ter formigamento e dormência após uma cirurgia de ligamento cruzado e menisco?

    ResponderExcluir
  131. Bom dia ...meu nome é Ana Paula,fiz uma cirurgia recente de ligamento cruzado e menisco,gostaria de saber se formigamento,dormência e coceira é normal.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  132. SOU DE MINAS. OPEREI O LCA EM 14/10/13, SAI DO HOSPITAL DIA 15/10. NOS DIAS SEGUINTES ME LOCOMOVI COM MULETAS. NO DIA 20/10/13 PASSEI A ANDAR SEM MULETAS PISANDO COM CUIDADO, NÃO SINTO QUALQUER DOR. SERÁ QUE É NORMAL ? NOS RELATOS QUE VI AS PESSOAS SENTEM MUITA DOR NOS DIAS SEGUINTES À OPERAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza nao operou o lca e sim menisco...pois lca sente muitas dores e nao se anda com 5 dias de operado...

      Excluir
  133. Bom, enfim 1 mês após a cirurgia e não sinto nenhuma dor, somente parece que a perna esta amarrada, mas a fisioterapia está resolvendo isso. e nos 10 primeiros dias doeu muito quando colocava o pé para baixo parecia que estava podre ficava roxo na mesma hora, dai o médico disse que era por falta de colocar o pé no chão com muito cuidado, e era mesmo passou no outro dia o incomodo, e o mais legal é que não estou mancando a perna esta um pouco fina rsrsrsrs, mas o joelho não falseia nenhum pouco, e antes da cirurgia parecia que estava solto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Omeu eu fisso a cirurgia ja tem 3 messes mas ainda falseia é normal será??

      Excluir
  134. Boa noite

    Em 27 de Outubro de 2012 sofri um acidente de trabalho, após exames, ressonância magnética, foi detectada lesão do menisco e rotura parcial do LCA, em 11 de Novembro fiz cirurgia, astroscopia ao menisco e ao LCA como era só parcial o medico utilizou uma técnica de radiofrequência?? 10 meses depois nunca recuperei nem em fisioterapia, nem em hidroterapia, então numa junta médica, com 8 médicos, analisaram o meu caso e decidiram fazer Ligametoplastia do LCA.

    Gostaria de saber se é normal, aproximadamente um mês depois de fazer a cirurgia, sentir uma dor muita intensa na tíbia (canela) com perda de sensibilidade na epiderme e com guinadas de dor esporádicas?

    Atenciosamente.
    Paulo Nobre

    ResponderExcluir
  135. Fiz cirurgia de lca e menisco, estou no quinto dia pós cirúrgico e desde a saída da sala de cirurgia não tenho nenhum tipo de dor, apenas um incomodo para movimentar o joelho operado, a única coisa estranha e que quando uso a muleta o pé da perna operada fica vermelho e inchado, volto no médico daqui a três dias, isso é normal, vi tantos relatos de dores e sofrimentos que estou achando que eu não sentir nada é estranho, será que deu tudo certo?
    Obrigado e boa recureraçao a todos.
    Rafael Olivieri.

    ResponderExcluir
  136. Olá pessoal. li todos comentários e preciso dee ajuda. Operei o plato e tíbia, aca ei dedenvolvendo trombose e com isso um retardo de 2 meses e meio se fisioterapia . alguém pode mee dar um â.imo quantto àpossíveis resttriçöes na formação de fibrosr

    ResponderExcluir
  137. Olá pessoal, fiz minha cirurgia de LCA e menisco dia 11/12, como o médico não conseguiu suturar o menisco teve que retirar um pedaço, a operação foi tudo bem, o pós esta sendo meio chatinho, logo depois da cirurgia, tive que colocar sonda pra fazer xixi, pq minha bexiga ainda tava anestesiada.
    O joelho ta bem inchado, principalmente nos pontos que ficam bem em cima do joelho, faço bastante compressa com gelo.
    Quando estou deitado o joelho não doi, não encomoda.
    Apenas quando eu levando, sinto uma dor mto forte, mas logo passa.
    Consigo firmar o pé no chão sem as muletas, coisa que estava fazendo, mas como o inchaço tava mto grande, achei que eu tava forçando demais. Então ando com muletas.
    Vou tirar os pontos dia 30/12, e ainda não marquei a fisioterapia.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  138. Boa noite pessoal, fiz a cirurgia do LCA dia 17/12, após a cirurgia quase tive que colocar uma sonda pois a bexiga estava anestesiada mais com muito custo consegui ir ao banheiro. E doeu pra Caraí nos primeiros dias principalmente quando fico em pé. Dia 27/12 retornei ao medico e tive o azar de ter que fazer uma drenagem no corte pois acumulou muito sangue que coagulou mesmo usando o dreno após cirurgia, vou te falar sessão tortura pensa o cara abrindo aquele corte que já estava cicatrizando com uma pinça e apertando em volta para sair o sangue.
    Dia 09/01 tiro os pontos mais enfim a cirurgia é até tranquila doe um pouco quando fico em pé mais passa dor quando sento. Vou começar a fisioterapia após o ano novo pois maioria do pessoal esta de recesso, já consigo dobrar joelho metade sem dor. Feliz Ano Novo a todos e melhoras a nós.

    ResponderExcluir
  139. Eii Pessoal Descobrir que rompi o LCA dpois de um ano e meio qeria Saber pk meu juelho na desincho pois dpois de 4 dias eu ja conseguia andar sem muletas e nao sentir dor nenhuma apos a cirurgia ... qeria saber pk ainda ta inchado dpois de um mes ? é normal ? Eu ja dobro o juelho mais que 90º

    ResponderExcluir
  140. Operei o lca no dia 20/12 e iniciei a fisioterapia com 3 dias de pós operatório! A primeira semana a analgesia foi feita com tylex e celebra com dor leve a moderada! Hoje estou com 19 dias de cirurgia evoluindo super bem! Já tenho extensão completa e a flexão falta pouco! Estou andando quase sem mancar e o edema já está bem discreto!
    Fazendo uma boa analgesia e iniciando a Fisio precoce a recuperação pode ser mais rápida! Enfim,não tenham medo,procurem bons fisioterapeutas e a indicação de um bom ortopedista que sua recuperação será excelente

    ResponderExcluir
  141. Fabiano, hoje faz 5 dias que operei pela segunda vez o lca , a primeira cirurgia doeu muito, foi a patelar, essa que fiz no dia 09/01/2014, senti poucas dores, meu médico disse pra sair andando de muletas, e pediu para fazer os exercícios desde o 2 dia de cirurgia, hoje estou andando sem muletas, mas acho que tem um pouco de psicológico em cada um, você tem que enfrentar a sua dor, a reaprender a andar, você tem que firmar a perna dando estabilidade, ande com as pernas totalmente esticadas pondo primeiro o calcanhar e depois a ponta do pé no chão, igual um robo, mas , é isso estou confiante vou ficar bom....

    ResponderExcluir
  142. Boa noite, fiz a cirurgia de LCA + MENISCO dia 24/02/2014 hoje faz 13 dias e o hematoma já apareceu, a tíbia ( batata da perna ) já não arde mas, pq faço 5 minutos de movimentos dos dedos e pé para o sangue circular assim descer da cama com pouca dor. Não apoio o pé ainda no chão, na verdade ele se arrasta de leve. Mas oque esta me incomodando é um inchaço acima da patela que já foi constatado que é sangue de algum vazo ou veia que não cicatrizou, já foi retirado 2 vezes o excesso de sangue com uma seringa. Mas voltou!!! Alguém tem uma dica de como resolver ou esse sangue some?

    ResponderExcluir
  143. Boa Noite. Fiz cirurgia dia 27 de Fevereiro 2014, ja dobro minha perna quase Toda na Fisioterapia, mas ainda uso Muletas, nao sinto dor nenhuma e estou ansioso a voltar a andar.

    ResponderExcluir
  144. Ola pessoal me chamo wellington no dia primeiro de abril fiz a minha segunda cirurgia de LCa.. estou fazendo algumas coisas que esse artigo pede, um deles e levantar a perna e execisrcios.. agora gostaria de saber se alguém sabe de algun alimento bom para cicatrização rapida??

    ResponderExcluir
  145. Fiz uma cirurgia ligamentar no dia 06/01 no hallux do pé direito, porém passado todo este tempo ainda não tendo recuperado, fiz uma nova ressonância e foi constatado uma fibrose vapsulo-ligamentar. Fiz um outro procedimento chamado de manipulação articular sob narcose ontem dia 02/04

    Pela sua experiência, após esta manipulação ainda vai demorar um pouco para que eu consiga articular o dedão normalmente. Tenho que partir para a fisioterapia o mais rápido possível? Por ser muito recente ainda não é possível articular? pois está inflamado e doendo claro.

    Corre-se o risco de ter que fazer novamente cirurgia?
    Aconselha-se algo para quebrar esta fibrose?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  146. Fiz a cirurgia de Lca no dia 16/04/2014, e no terceiro dia após o procedimento já estava dobrando a perna no ângulo de 90 graus e fazendo extensão do quadríceps sentado, porém com um pouco de dor e pressão no joelho, hoje no quinto dia faço os mesmos exercícios só que a pressão diminuiu, mas a dor na parte da frente da perna permanece, ainda vou iniciar a fisioterapia.

    ResponderExcluir
  147. olá cheguei aqui através de muitas perguntas que venho procurando resposta,peço ajuda a algum dr é assim,sofri um acidente de transito causado por um motorista alcoolizado que esta solto.eu fraturei o fêmur em três lugar e fraturei a tíbia já vai fechar um ano que estou fazendo fisioterapia e outros exercícios,por ter um placa e 8 pinos de platina na perna esquerda perdi o jogo a flexibilidade no joelho quase que totalmente,eu mal dobro a perna que ainda não calsificou totalmente alguma sugetão para que eu ganhe mais flexibilidade ? ou algum tipo de cirurgia expescifica ? desde já muito grato

    ResponderExcluir
  148. Amigos,

    Graças a Deus fiz a cirurgia dia 26/05 e dia 30/05 já estava na fisioterapia!
    Os pontos não inflamaram mas também limpava eles 4 a 5x por dia com álcool pós cirúrgico. Quando estava em casa deixava ele sem nada, apenas os pontos respirando e o lugar sempre limpo! Onde que eu fosse (banheiro ou qlquer outra parte da casa) quando voltava para cama limpava novamente, assim evitando de pegar qualquer tipo de sujeira!
    Hoje estou caminhando com apenas uma muleta, graças a Deus!

    Desejo para todos nós uma excelente recuperação, que Deus nos conceda uma recuperação 100% eficaz!

    Abrs!

    ResponderExcluir
  149. depois da minha cirurgia de LCA,em fevereiro desse ano,eu fiz apenas10 sessões até hoje,se eu n fizer mais 50,como meu medico pediu,oq acontece? demora mais pra voltar a jogar futebol?

    ResponderExcluir
  150. me ajudem, fiz a cirurgia de reconstrução do LCA faz dois dias, não sindo nada do joelho para baixo a não ser formigamentos e tambem não tenho um total controle sobre a força do meu pé, mas o que realmente me incomoda é o fato de eu não sentir nada. alguem que passou por está situação²

    ResponderExcluir
  151. me ajudem, fiz a cirurgia de reconstrução do LCA faz dois dias, não sindo nada do joelho para baixo a não ser formigamentos e tambem não tenho um total controle sobre a força do meu pé, mas o que realmente me incomoda é o fato de eu não sentir nada. alguem que passou por está situação²

    ResponderExcluir
  152. Boa noite, meu nome é Helen. Fiz a cirurgia de reconstruçao do LCA ha 6 dias. Nos 3 primeiros dias senti muita dor e medo, pois nao conseguia movimentar a perna, somente o pé, e lendo os comentarios percebi q é totalmente normal. Voltei ao meu medico no 5°dia da cirurgia, "achei um pouco cedo", e nesse dia ele fez uma infiltraçao para retirar o sangue parado e ja me mandou andar sem as muletas e ir fazendo o exercicio de dobrar a perna sentada. Fiquei com medo de andar sem as muletas mas fui ganhando segurança. Hoje senti um pouco de dificuldade para andar porque esta muito inchado e o local dos pontos repuxa muito. Começo a fisioterapia amanha, por recomendaçao do medico, achei estranho e to com medo, pois ainda estou com os pontos, mas tambem vi q é normal. Consigo dobrar um pouco, levanto levemente e estou andando sem as muletas. Enfim, quis deixar a minha experiencia no site pq os comentarios me ajudaram muito e o meu tbm pode ajudar a um proximo. Boa recuperaçao a nos todos, e cada um no seu tempo. Bjos

    ResponderExcluir
  153. Ola, tem 16 dias que fiz a cirurgia lca , nos primeiros dias , tive pouca dor suportavel, e ficou bem inchado ,no 8 dia da cirurgia ja estava sem a muleta, e tem 3 dia que comecei a fisioteria , que me sinto muito melhor qdo faço.. mais ainda nao estou dobrando 90º , se Deus quiser logo estarei boa

    ResponderExcluir

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus