terça-feira, 19 de maio de 2009

Lesão de menisco - Alça de Balde

Os meniscos são estruturas laminares em forma de meia-lua, consistente, hiper-hidratadas contendo aproximadamente 70 % de água em sua formação. Formada na sua maior parte por fibras de colágeno tipo I e menores quantidades dos tipos II, III, V, IV e uma baixa quantidade de fibras elásticas. Estão localizados na superfície articular da tíbia com a função de receber alta pressão, amortecendo os impactos aplicados sobre a articulação de joelho (DANGELO &FATINNI 2005).
Segundo Bruno Fischer (2007) o joelho é uma das maiores articulações do corpo humano e também uma das que mais sofre lesões. Essa articulação é formada pela extremidade distal do fêmur, extremidade proximal da tíbia, patela, ligamentos, meniscos e tendões de músculos que o cruzam. O joelho pode ser lesionado de várias formas por ser muito vulnerável ao trauma direto (pancadas) ou indireto (entorse), além de ser lesionado principalmente pelo excesso de uso ou uso inadequado (regiões condrais e tendíneas são as mais acometidas).
A lesão em alça de balde é uma lesão vertical ou oblíqua, com extensão longitudinal e deslocamento medial do fragmento meniscal, acometendo mais freqüentemente o menisco medial, recebendo esta denominação porque o fragmento central separado assemelha-se à alça de um balde, e a porção periférica remanescente do menisco corresponderia ao balde ( VIENNA EVANDRO & COL 2004).
Segundo Marcelo Souza (2007) o mecanismo de lesão mais comum é a combinação da sustentação do peso com rotação interna ou externa, durante a extensão ou flexão do joelho. O mais comumente lesionado é o menisco medial, e isto se dá pela: rotação interna do fêmur, forte e rápida, estando o joelho parcialmente fletido e o pé apoiado no solo. Ocorre principalmente nas manobras de mudança de direção. Há dois tipos de rupturas: vertical-longitudinal ou em alça de balde. Assim, forças axiais compressivas são transmitidas diretamente para a cartilagem articular, o que leva à degeneração precoce da cartilagem e à osteoartrose. O reconhecimento de lesões meniscais comprometendo essas estruturas tem, portanto, relevância clínica, pois seu diagnóstico propicia formas mais adequadas de tratamento, evitando progressão das lesões meniscais e das alterações degenerativas articulares. (JAMIL NATOUR & col. 2007) .

As lesões no joelho são muito comuns no meio esportivo. Atletas das modalidades que possuem corridas e/ou saltos, geralmente se queixam de dores em algum estágio de suas vidas competitivas, muitas vezes tendo que abandonar o esporte. Os atletas recreativos ou mesmo praticantes de academias, também são acometidos a estas lesões. Praticamente todas as estruturas do joelho podem ser lesionadas, neste texto daremos enfoque às lesões mais comuns: lesões dos meniscos (FISHER BRUNO 2007).

www.fisioterapiamanaus.com.br

22 comentários:

  1. A pergunta é: O menisco pode ser operado?
    O joelho fica bom?
    Há risco da lesão se repetir depois de operado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho essa lesão e, segundo meu médico, o tratamento é apenas cirúrgico, que pode ser feito através de artroscopia, com bons resultados. Ele disse ainda que o joelho fica normal depois da operação. Acho difícil que a lesão volte a se repetir, pois no ato cirúrgico é retirada a parte afetada do menisco.

      Excluir
    2. Você pode ter o azar de não ficar bom. Fiz uma segunda cirurgia após sete anos. Vejamos qual será o resultado. Operei o direito e ficou bom de primeira o esquerdo fiz duas e estou na espectativa de ficar bom.

      Excluir
  2. Tenho esta lesão, sofri esta fratura provavelmente no futebol, tenho 13 anos de idade, ainda não fiz cirurgia, mas depois que operar vou poder voltar a jogar?

    ResponderExcluir
  3. tenho uma lesão do menisco medial em alça de balde, e no momento estou sem convênio médico e a fila do sus é muito demorada. Não consigo esticar meu joelho ja tem 28 dias. neste tipo de lesão, meu joelho só se esticará novamente depois de cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sofri essa lesão e já fiz a artroscopia para remoção da parte afetada...fazem dois meses e já estou fazendo ciclismo e comecei correr moderadamente, acredito que no final do tratamento de seis meses volto ao normal.

      Excluir
  4. tenho uma lesão do menisco medial em alça de balde, e no momento estou sem convênio médico e a fila do sus é muito demorada. Não consigo esticar meu joelho ja tem 28 dias. neste tipo de lesão, meu joelho só se esticará novamente depois de cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm tenho a MSM lesão que você e melhores muito assistindo a vídeos de fisioterapia no YouTube, hj já consigo esticar o joelho e até andar, só não da pra correr, o ortopedista que eu me consutei falou que o ideal é a cirurgia, mas ainda não fiz, mas terei que fazer para ficar bom, pq a fisioterapia é mais para recuperar os movimentos e tratar de alguns casos.

      Excluir
    2. boa noite, estava vendo posts sobre essa lesão de menisco em forma de alça de balde, me lesionei em março jogando futebol, meu joelho travava tbm não conseguindo esticar e nem dobrar mais com gelo e remédio melhorou, consigo correr em esteira sem dor e nem inchaço,porém nesse tempo não joguei mais futebol, mais como tenho um convenio do serviço vou conseguir operar daqui 20 dias, espero que tenha sorte como a do amigo e que fique bom para poder jogar o futebol novamente e não ficar limitado. abrs a tds

      Excluir
  5. tb tenho essa mesma lesão ha uns dois anos, logo apos a lesão no futebol ficou varios dias mto inchado e durante uns dois meses não podia dobrar totalmente o joelho, agora, 2 anos depois consigo correr 15k sem sentir dor alguma, mas fiz uma outra ressonância essa semana e resumindo, tem q operar pra ficar bom, segundo meu medico as chances de ficar 100% apos cirurgia são grandes.

    ResponderExcluir
  6. tb tenho essa mesma lesão ha uns dois anos, logo apos a lesão no futebol ficou varios dias mto inchado e durante uns dois meses não podia dobrar totalmente o joelho, agora, 2 anos depois consigo correr 15k sem sentir dor alguma, mas fiz uma outra ressonância essa semana e resumindo, tem q operar pra ficar bom, segundo meu medico as chances de ficar 100% apos cirurgia são grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc correu 15 km e precisa operar kkk esse medico que ganhar dinheiro

      Excluir
    2. Claro que deve operar, existem as micro instabilidades na articulação que podem levar progressivamente da artrose do menisco medial até uma osteoartrose. Que só se resolve com substituição da articulação

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Everton Souza,

    Eu tembém lesionei o menisco há uma semana e 5 dias. Tenho o meu joelho preso. Tenho muito medo da operação e também de ficar sem esticar o joelho sem que faça operação. Ao fim de quanto tempo você conseguiu dobrar e esticar o joelho? Será que também irei conseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de 60 diais de machucar eu não esticava o joelho e nem dobrava completamente

      Excluir
  9. Tive LCA e Lesão do Menisco Alça do Balde me lesionei dia 28/01/17 operei dia 04/04/17 ..... Minha esperança é dentro de 180 dias voltar a vida normalmente e esta liberado pra trabalhar e voltar a jogar Futebol Americano. Mas sai do Hospital andando sem ajuda alguma e 7 dias depois ja tinha consegui dirigir.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! Em 2006 eu estava jogando futebol no Colégio e aí torci o joelho. Coloquei gesso e fiquei d respouso.Mas n terminei a fisioterapia.Depois disso me machucava as vzs em fazer movimentos bruscos com joelho ele saía e voltava e aquela dor horrível...ficava uma semana sem andar direito só colocando gelo. Ano passado fiz uma ressonância e deu problema no menisco "Alça d balde"
    Hoje em dia ja convivo normal com esse problema pois tomo cuidado e aprendi a conviver. Mas se eu não fizer ainda a cirúrgia, o que pode ocorrer??? Estou fazendo jump, tem problema???

    ResponderExcluir
  11. Em março de 2017 lesionei meu joelho agachando e levantando rapidamente, senti uma dor muito forte, mas passou, depois disso não conseguia mais agachar, até que um dia eu travei, fiz ressonância e o resultado foi menisco em formato de alça de balde. Médico indicou a sutura de menisco, fiz a cirurgia que é super simples, o pós operatório também tranquilo, não tive dor, fiz a fisio certinho, somente o incomodo de andar um mês com muletas. Porém, recentemente após uma no de cirurgia leisonei novamente, o médico indicou a cirurgia novamente, mas quer fazer a retirada do menisco... Ou seja, mesmo com cirurgia pode-se lesionar novamente. O problema da retirada do menisco são as consequências daqui uns 10 anos, de imediato a recuperação é ótima em uma semana, o problema é a longo prazo, tem que fortalecer muito a musculatura.

    ResponderExcluir

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus