sábado, 25 de abril de 2009

Esclerose múltipla

A fisioterapeutas do Centro de Atendimento e Tratamento da Esclerose Múltipla (Catem) da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo,elaboraram seis panfletos com um manual de exercícios direcionados a esses pacientes com o objetivo de divulgar a importância do tratamento fisioterapêutico e da prática constante de atividades. São seis temas abordados: alongamento, fortalecimento, equilíbrio, incontinência urinária, reabilitação vestibular e coordenação. Três das edições já foram distribuídas em todo o país. Estudos mostram que a prática de exercícios dirigidos pode contribuir para a redução da fadiga, uma das principais queixas dos pacientes e uma dos sintomas mais incapacitantes.

A esclerose múltipla atinge 15 a cada 100 mil pessoas no estado de São Paulo. É uma doença crônica do sistema nervoso central e acomete geralmente adultos entre 20 e 40 anos, predominantemente mulheres. Pode ser caracterizada por surtos e remissões e também pela forma progressiva. Seus sintomas, como perda de sensibilidade, fadiga, alteração no equilíbrio, na coordenação, incontinência urinária e deficiências cognitivas podem incapacitar as pessoas para o trabalho e para as atividades de vidas diárias. Resgatar a funcionalidade e a independência desses pacientes é um dos principais papéis dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Leia reportagem sobre o assunto na edição de abril da Revista do Crefito-SP.

Fonte: Crefito/3

http://www.crefito.com.br/admin/template1.asp?cd_templa=449

Um comentário:

  1. Oi Doutor Daniel estou formando em fisioterapia agora em Dezembro pela UNIP e minha monogrfia é sobre EM tratamento, muito me interrsou essa edicao da revista crefito-Sp gostaria d esaber como faço pra conseguir a revista ou uam copia pra por como referencia no meu TCC. muito abrigado agrdeço desde já. Thiago Lima

    ResponderExcluir

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus