terça-feira, 24 de março de 2009

Quais os reais valores de um “profissional multidisciplinar” para equipe de Saúde?

Com muita satisfação e felicidade, recebi um e-mail de um graduando, falando-me de sua primeira publicação científica...
Na verdade, não é um graduando/aluno meu propriamente dito, já que não tive o prazer de compartilhar uma sala de aula com ele...pelo menos não ainda.
Mas vai os mais sinceros votos de sucesso e que este seja o primeiro de muitos artigos publicados.
Ao meu não aluno mas amigo Gustavo Bezerra, peço a licença de publicar um trecho de seu belo artigo que nos mostra clareza e maturidade na transmissão de idéias.

Quais os reais valores de um “profissional multidisciplinar” para equipe de Saúde?

Ao pesquisar e encontrar o conceito de multidisciplinar segundo Aurélio: referente a, ou que abrange muitas disciplinas. Quanto à Equipe Multidisciplinar (voltada à Saúde) surge outra dúvida, pesquiso e com ajuda, defino que é um Grupo de especialistas, que podem interagir para o trabalho de reabilitar ou remediar pessoas enfermas. Hoje, no Brasil, uma importante tendência para o atendimento por profissionais de Enfermaria, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutricionista, Assistência Social e de Medicina (fisiatria, neurologia, ortopedia, psiquiatria, etc). Estes profissionais procuram uma interseção de conhecimentos de suas especialidades para uma ação terapêutica e clínica visando à cura ou melhora do quadro clínico do paciente.

Encontro várias monografias, artigos, opiniões sobre a inserção de determinados profissionais na Equipe Multidisciplinar voltada à Saúde, ou seja, cada profissional defende seu espaço ou quer adquirir e provar a necessidade de se fazer presente na equipe, o que é óbvio. Certo, no entanto, somente alcançar a inserção da profissão na equipe, não deve cessar a busca de alguns para que se alcance o “real espírito coletivo” para conquista de melhores resultados para saúde do paciente e elevar a confiança entre os profissionais da equipe.

Fonte e artigo integral:
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/multidisciplinar_gustavo.htm


Autor: Gustavo Bezerra

2 comentários:

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus