quinta-feira, 26 de março de 2009

O contexto da fisioterapia em manaus(parte III)

Parte III - Blog

Continuando, a segunda questão levantada no início do ensaio é muito mais difícil responder. E talvez quem sabe um dia poderei respondê-la.
Mas mesmo assim, abordaremos algumas questões relevantes. Não consigo compreender como nós fisioterapeutas, prestadores de serviço que somos, apresentamos tanta ineficiência no que concerne a publicidade e o marketing pessoal/profissional já que são condições inerentes a todo e qualquer profissional liberal, com eficiência comprovada mundialmente e desde sempre.
Uma boa apresentação individual, passando pela forma com que nos vestimos e como nos dirigimos aos nossos clientes e aos profissionais com que mantemos relação estreita por conta de nossas atividades profissionais , são primordiais e precisamos atentar para certos desvios de postura.
Comumente me deparo com situações no mínimo hilárias se não fossem sórdidas. A interação interpessoal é a chave para futuros contatos profissional. E precisamos lembrar que nossos clientes são exigentes quanto ao trabalho oferecido e por nós prestados. Da mesma forma os demais profissionais da área da saúde são exigentes quando o assunto é o cliente que necessita de nossos serviços, principalmente quando o sucesso de suas intervenções prévias depende da recuperação funcional plena do indivíduo.
Uma relação sólida construída com os nossos clientes, baseada no conhecimento científico-técnico e resultados satisfatórios são nossos cartões de visita.
Entretanto, seguindo a máxima de que a quem nunca aparece nada acontece, é preciso que mantenhamos estreito contato com os demais profissionais que encaminharam os clientes para os nossos serviços. Relatórios da evolução de nossos clientes expedidos por nós a cada reavaliação com o outro profissional é importantíssimo, uma vez que mostramos quem é o profissional que está na outra ponta da linha da mesma forma que ao promover a evolução dos clientes, a chance daquele profissional em acreditar em nossa intervenção cresce exponencialmente.
Outra consideração a ser feita é a constante necessidade de se fazer presente nos principais nichos freqüentados por semelhantes. Encontros científicos, palestras, congressos e curso de extensão promovidos em nossa cidade são excelentes veículos de divulgação de nossos trabalhos.
Participe sempre que possível de atividades inerentes a sua profissão. Promova cursos e palestras, visite as faculdades que ofereçam o curso de graduação de fisioterapia, não restrinja seu núcleo de convívio só porque é aluno desta ou de outra instituição. Publique e divulgue seus trabalhos em jornadas científicas promovidas por todas as instituições de Manaus.
Tenha sempre em mãos um currículo bem fundamentado e claro impresso e digital. O antigo cartão de visita ou de apresentação profissional também tem o seu valor. Converse interaja principalmente com aqueles profissionais que usualmente não fazem parte do seu convívio profissional.
E nunca, jamais, pare de produzir ou de divulgar o seu trabalho por conta de críticas. Estas sempre estarão presentes, mas somente para àqueles que se destacam e normalmente são instrumentos úteis para que possamos repensar uma melhor tática e uma abordagem mais eficiente.
Lembre-se que os fisioterapeutas mais ilustres de nossa profissão não são aqueles que estavam na hora certa e no lugar certo, mas que souberam aproveitar o momento para divulgar seus trabalhos seja científico, seja com suas performances profissionais.

Para ver o texo na íntegra:
http://www.webartigos.com/articles/15641/1/o-contexto-atual-da-fisioterapia-em-manaus/1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus