sábado, 10 de outubro de 2009

Fisioterapia e o futebol

Daniel Xavier- Fisioterapeuta do ASA futebol clube

Ratificando as grandes conquistas de fisioterapia, muito embora caminhamos com alguns retrocessos, mas constantemente, quebramos barreiras e conquistamos nosso espaço com esforço, profissionalismo e dedicação.


O futebol profissional do Amazonas ainda está engatinhando rumo ao profissionalismo, entretanto, construidos sob bases sólidas, vem ultrapassando obstáculos e inovando.

Uma das maiores demonstrações é advinda do acompanhamento do fisioterapeuta durante as partidas de futebol profissional. Fato este observado apenas em alguns times mais expressivos do futebol brasileiro.

Com o pronto-atendimento em campo, agimos de forma a previnir lesões que de outra forma poderiam agravar, desfalcando a equipe em pleno campeonato e prejudicando o bom andamento nas competições futuras.

O pronto atendimento dentro do campo

Em consonância com a equipe técnica e com a equipe médica, o fisioterapeuta apresenta-se como um instrumento poderoso na preparação de atletas de alto nível.

O acompanhamento estreito, favorece as atividades pré e pós jogo uma vez que antes da partida aquece e alonga os principais grupos musculares, preparando-os para a atividade extenuante; Já no pós-jogo, previnindo possíveis complicações, avaliando riscos de lesões e principalmente, trabalhando no repouso e na recuperação dos atletas.

De fato, o caminho a ser percorrido ainda é longo e por vezes tortuosos, mas felizmente ainda não perdemos a capacidade de lutar com idoniedade pelo nosso espaço, nem tão pouco entorpecemos nossos corações, congelado na mesmice.

Escrito por: Daniel Xavier - Fisioterapeuta do ASA futebol clube e amigos do Jacaré.

www.fisioterapiamanaus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus