terça-feira, 5 de maio de 2009

O Teste de Lachman na rotura de LCA



Segundo GARRICK et al. (2001), o teste que nos dá a maior certeza de uma lesão no ligamento cruzado anterior é o teste de Lachman que se diferencia do teste de gaveta apenas na angulação da flexão do joelho, neste deve estar com a flexão entre 20 graus e 30 graus, como no teste de gaveta, deve se observar o deslocamento anterior realizado entre o fêmur e a tíbia, devendo ser considerado durante o deslocamento a firmeza do ponto final deste deslocamento o que vai ser muito importante para determinar a gravidade da lesão ocorrida no ligamento cruzado anterior.

Os mesmos autores nos dizem ainda que o primeiro joelho a ser examinado deve ser o não lesionado, par obter a calma do paciente e estabelecer qual o normal de deslocamento da articulação deste paciente.

De acordo com SNIDER (2000), o teste de Lachman pode ser feito de uma maneira alternativa, o paciente deve estar decúbito dorsal com a perna fletida de 15 graus a 20 graus o examinador deve colocar seu joelho embaixo do joelho do paciente pressionando a parte proximal da coxa, estabilizando assim o fêmur. Com a outra mão deve se envolver a parte proximal da tíbia, que será tracionada no sentido anterior, este método é muito utilizado quando a perna do paciente for volumosa, pois da uma maior segurança para o fisioterapeuta na hora de examina-la. Se ocorrer o deslizamento anterior da tíbia o resultado do teste é considerado positivo.

Para CIPRIANO (1999), no teste de Lachman o paciente deve estar em decúbito dorsal com a perna em flexão de 30 graus, o fisioterapeuta deve com uma mão estabilizar a coxa e com a outra mão puxar a tíbia em sentido anterior, os sinais positivos apresentados são amolecimento e rotação anterior da tíbia sobre o fêmur. É um teste mais confortável, pois o paciente estará com o joelho semi fletido o que evitará espasmos na musculatura durante a realização do teste.


Acesse o vídeo para visualizar o teste de lachman
http://www.youtube.com/watch?v=bHytLhg-1vM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus