sexta-feira, 6 de março de 2009

Osteosarcoma






Pelo alto grau de malignidade presente em certos tipos de osteosarcoma, bem como diante de sua devastadora progressão, além de sua incidência em uma população jovem, esta condição patológica constitui em um dos grandes desafios enfrentados por qualquer profissional de saúde.
Atualmente, estamos com um caso muito complicado desta patologia em nossa UTI do FCECON - Fundação centro e controle de oncologia de Manaus. Nas fotos acima, observamos um jovem de 15 anos, internado há 10 dias em nossa UTI.


DADOS DA DOENÇA:


O osteossarcoma ou sarcoma osteogênico é o segundo tumor ósseo maligno mais comum, vindo atrás do mieloma múltiplo e corresponde a 21% entre as neoplasias malignas do esqueleto.
Nas formas mais graves, sem tratamento, pode haver necrose do tumor e posterior ulceração. Secundariamente, há o quadro de hipotrofia muscular proximal e distal à lesão e comprometimento articular. O tumor costuma apresentar-se endurecido, fixo aos planos profundos.O osteossarcoma clássico ou central costuma ocorrer em adolescentes e adultos jovens. Aproximadamente metade dos osteossarcomas central ocorre na região do joelho, sendo aextremidade distal do fêmur a localização mais freqüente.

SINTOMAS


Os sintomas mais comuns são dor localizada e inchaço do local. É freqüente o paciente associar a dor a um trauma recente. No exame físico podemos encontrar aumento do volume local, dor,calor local e limitação na movimentação da articulação comprometida.As metástases ocorrem principalmente para pulmões e outros ossos e geralmente dão pequenos sintomas desde um estágio precoce da doença.

Um comentário:

  1. Boa tarde , retirem-me uma duvida se possivel .. eu fui operada (LCA) no dia 27 de Maio ... Entretanto sinto que acima do joelho inchou causando-me algumas dores na elevação da perna ... é natural isso acontecer? ... tenho que medo isto possa ter infectado ou algo do genero ... por favor digam-me algo para :
    nuria_xi_nha@hotmail.com
    muito obrigado e desculpem o incomodo

    ResponderExcluir

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus